São Paulo, quarta, 7 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Time só empata com ABC e, após ser rebaixado para a 2ª divisão no ano passado, terá que jogar Série C em 99
Fluminense cai para a terceira divisão

da Reportagem Local

O Fluminense está rebaixado de divisão no Campeonato Brasileiro pelo segundo ano consecutivo.
Na noite de ontem, no estádio Machadão, em Natal (RN), a equipe, uma das quatro consideradas "grandes" no Rio -ao lado de Flamengo, Botafogo e Vasco- empatou com o ABC por 1 a 1 e caiu para a terceira divisão nacional.
O resultado, após a última rodada da fase de classificação da Série B (segunda divisão), deixou o Fluminense como um dos dois piores quintos colocados entre 24 times divididos em quatro grupos.
Pelo regulamento, caem para a Série C (terceira divisão) os últimos de cada um dos quatro grupos (seis equipes em cada) e os dois piores entre os times restantes.
Junto com Fluminense, caíram Náutico (PE), Atlético (GO), Juventus (SP) e os dois outros times do Rio que estavam na Série B -Americano e Volta Redonda.
Em seu início, o jogo de ontem mostrou um Fluminense encolhido, parecendo assustado com a pressão do oponente.
Aos 3min, o ABC teve duas excelentes oportunidades de abrir o placar. Depois de jogadas de linha de fundo, uma pela direita e outra, na sequência, pela esquerda, a equipe potiguar só não marcou porque Ivan "furou", nas duas vezes, na frente do gol.
O Fluminense seguia mal, errando passes no meio-campo e permitindo domínio territorial do ABC.
Aos 35min, a equipe da casa só não fez o gol devido a defesa milagrosa de Ronaldo.
Logo no início do segundo tempo, aos 4min, o ABC conseguiu o gol, justamente na mesma jogada -de linha de fundo- que atormentava o Fluminense. Ivan cruzou, e Geraldo chutou colocado.
O Fluminense empatou aos 6min, graças a erro da arbitragem.
Magno Alves chutou, a bola tocou na trave, em Nelsinho, e antes de entrar foi defendida pelo goleiro, sobre a risca. O bandeirinha deu gol, confirmado pelo árbitro paulista Paulo César de Oliveira: gol contra do lateral Nelsinho.
O gol, porém, não deu forças ao Fluminense, que ainda teve o meia Branco expulso, aos 28min, por falta violenta em Ivan.
O empate com o ABC poderia, se houvesse uma combinação de resultados na rodada, manter o Fluminense na segunda divisão.
Mas só um de dois placares desejáveis, em três partidas, aconteceram -o empate entre Atlético-GO e Náutico. Era preciso um tropeço do Bahia e um empate entre Santa Cruz e Volta Redonda.
Só que o Bahia passou com facilidade pelo XV de Piracicaba, e o Santa Cruz, com um gol aos 46min do segundo tempo, venceu -o que tornou a queda do Fluminense ainda mais dramática.
Após o jogo, o técnico Sérgio Cosme disse que o "Fluminense é grandioso e não merece isso, pois é história no futebol brasileiro".
Para o presidente do Fluminense, Davi Fisher, o rebaixamento foi causado pela "desorganização do próprio futebol brasileiro, em que houve nivelamento por baixo. Aí, tudo pode acontecer".
²


Colaborou a Agência Folha, em Natal



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.