São Paulo, Domingo, 07 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

César Sampaio e Rivaldo se unem para dirigir o Guaratinguetá Esporte Clube, no Vale do Paraíba

Estrelas assumem time no interior

KARINA OGO
da Folha Vale

Os jogadores César Sampaio e Rivaldo lançaram na última quinta-feira o primeiro clube-empresa do Vale do Paraíba, interior do Estado de São Paulo.
O projeto de formação e revelação de atletas, denominado consórcio Guaratinguetá, é formado pelo CSR Futebol & Marketing (sociedade entre Sampaio e Rivaldo) e o Guaratinguetá Esporte Clube, que dará nome ao time.
Além do uniforme -que terá as cores azul, vermelho e branco-, o time já definiu a comissão técnica e o patrocinador.
O técnico da equipe do Vale, que vem treinando há cerca de 30 dias, é o ex-goleiro Gilmar, que era do Palmeiras.
O auxiliar-técnico será Pedro Paulo, ex-zagueiro do Santos, e a coordenação de futebol ficará a cargo de Henrique Alves, ex-Corinthians.
O nome do patrocinador não foi divulgado. "Por enquanto, só podemos dizer que é ligado a uma instituição financeira, de importância nacional e internacional", afirmou Mario Augusto Rodrigues Nunes, presidente do clube, vice-prefeito e secretário de Turismo de Guaratinguetá.
A previsão do consórcio é que, em seu primeiro ano de funcionamento, sejam aplicados cerca de R$ 100 mil. O estádio municipal Professor Dario Rodrigues Leite foi cedido para as atividades do clube em regime de comodato, por tempo indeterminado.
O elenco atual -de 30 atletas com até 20 anos- será reduzido para 24 jogadores.

Desafio
O primeiro desafio do time será a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro de 2000. O Guaratinguetá também demonstrou interesse em ser a sede de um dos grupos do torneio, famoso em todo o país.
Outra prioridade do clube do Vale será participar da Série B-1B (quinta divisão) do Campeonato Paulista, em abril.
Para isso, o grupo será reforçado com a chegada de jogadores com até 23 anos, como permite a regra da FPF (Federação Paulista de Futebol).
Até o ano passado, o município de Guaratinguetá, um dos mais importantes do Vale, tinha a Esportiva como representante no futebol profissional, mas a equipe está licenciada.
Em 1963, a Esportiva chegou a disputar a divisão especial do Campeonato Paulista. Dois anos depois, o clube foi rebaixado.
"Vamos fazer um trabalho de formação de atletas. O projeto envolve as categorias infantil, juvenil, júnior e profissional."
A cada atleta revelado e negociado caberá uma porcentagem à CSR e outra ao Guaratinguetá Esporte Clube. Os índices não foram revelados por Nunes.
"A nossa vantagem será começar um clube sem dívidas e sem problemas de administração."
O Guaratinguetá Esporte Clube foi formado em setembro do ano passado, disputando campeonatos amadores da cidade.
Além do estádio, que tem capacidade para 15 mil pessoas, o clube utiliza também as dependências do centro esportivo municipal Chico Vaz, que consegue abrigar até 4.000 pessoas.
O clube tem convênio com uma academia de ginástica e com serviço médico e odontológico. "Estamos em contato com a iniciativa privada para tentarmos um plano de saúde para os jogadores", afirmou Nunes.
Os treinos são em dois períodos, todos os dias. Eles ficam alojados na chamada Casa do Atleta, alugada especialmente para o elenco, perto do estádio.
Cerca de 800 jogadores chegaram a disputar as peneiras realizadas para a escolha do grupo.
A apresentação da equipe do Guaratinguetá para o público está marcada para o dia 21.
A diretoria está preparando um amistoso, contra um time ainda não definido, como preliminar do jogo da categoria master entre o Corinthians e a equipe da cidade.
"Esperamos que em um ano, alguns de nossos atletas já sejam revelados para outros clubes."



Texto Anterior: Coritiba conta com "torcida de 50 mil"
Próximo Texto: Campinas tem projeto semelhante
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.