UOL


São Paulo, domingo, 07 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Com risco de rebaixamento, gaúchos se preocupam com possível desdém de rival e armam retranca para evitar revés

Grêmio teme "sangue doce" dos santistas

MAURO MASSA
FREE-LANCE PARA A AGÊNCIA FOLHA

LÉO GERCHMANN
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O Grêmio teme hoje, contra o Santos, justamente o fato que aparentemente só lhe seria favorável: a despreocupação do rival.
A equipe gaúcha, 22ª colocada entre os 24 times do Nacional, depende de uma vitória sobre o time da Vila para continuar afastada da zona de rebaixamento.
O Santos jogará com aquilo que, no jargão do futebol gaúcho, costuma ser definido como ""sangue doce". Ou seja, sem pressão e sem compromisso de vencer.
A preocupação vai surtir efeitos em termos táticos. Para conter o ataque santista de três homens, o técnico Adilson Batista sacou da equipe o lateral-direito George, um dos responsáveis pela recuperação gaúcha nos últimos jogos.
No seu lugar, entra o volante Leanderson, que se caracteriza por ser melhor marcador.
Para ajudar no trabalho de contenção, Adilson terá os volantes Gavião e Tinga. Os meias Bruno e Gilberto também deverão preencher o setor, e até mesmo os atacantes Cláudio Pitbull e Christian estão orientados a marcar.
O princípio do treinador é básico: antes de partir para a necessária vitória, evitar sofrer gols. A principal preocupação é ter consistência no meio-campo e, assim, assegurar o controle da partida.
O Grêmio depende de suas próprias forças para não ser rebaixado. Para não precisar acompanhar os outros jogos da tabela, porém, a missão é, além de bater o Santos, superar o Corinthians em Porto Alegre na última rodada.
O técnico Leão mostra que a preocupação dos gaúchos é legítima. Ele exigiu dos jogadores respeito ao Santos e quer que o elenco encerre sua participação no torneio com seriedade.
"A idéia é terminar o ano com o maior número de vitórias", disse Leão, que enfatizou o trabalho psicológico durante a semana para motivar os atletas, já que o título está nas mãos do Cruzeiro.
Para enfrentar o Grêmio, o técnico tem dois desfalques. Elano e Fabiano cumprem suspensão automática por cartões amarelos e não atuam. Leão não fez mistério e anunciou os substitutos. Douglas e William tiveram seus nomes confirmados.
Leão sabe que terá pela frente um adversário difícil, já que os gaúchos lutam para não cair.
"Por isso, esperamos um jogo complicado. O Grêmio é um time preocupado e vai incomodar."
O mais esfuziante com a partida é o atacante William, que voltou a ter uma chance entre os titulares.
Mesmo atuando bem em várias oportunidades e marcando gols importantes (no Brasileiro foram nove, o que lhe assegura a artilharia santista), Leão não o prestigiou. "Mesmo assim agradeço a chance que estou recebendo agora e quero aproveitar para me firmar", contou o jogador.
Encampando o discurso de seu treinador, o atacante diz que a equipe não está desmotivada. "É um jogo difícil, mas nós vamos buscar um bom resultado."


Texto Anterior: Guarani luta contra jejum
Próximo Texto: Teixeira vence eleição e segue como presidente
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.