São Paulo, quarta-feira, 07 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Fifa comete erro com os cálculos de EUA e Itália

DA REPORTAGEM LOCAL

A diferença ínfima entre Itália e EUA na disputa para ser cabeça-de-chave seria ainda menor se a Fifa não tivesse cometido um equívoco na lista divulgada ontem.
A Folha constatou nos números divulgados pela máxima entidade do futebol que a Itália ganhou dois pontos a mais do que deveria pela sua posição nos rankings da Fifa em dezembro de 2003 e em novembro deste ano -seriam 23 e 21 pontos, respectivamente, mas constam 24 e 22 para a Itália nos quadros em questão.
Com essa alteração, a Itália não teria 44 pontos no cômputo final. Mas também há erro semelhante na pontuação dos EUA, que aparecem logo atrás com 43 pontos. Pelo ranking da Fifa de dezembro de 2003, os americanos deveriam ter 22 pontos, não 23 -sua conta final também cai ligeiramente.
A Fifa mudou um pouco o critério adotado para definir os cabeças-de-chave em relação à Copa passada. Para 2002, foram levados em conta o desempenho das seleções nas três Copas anteriores. Agora, apenas as duas últimas Copas pesaram.
França e Inglaterra, que não conseguiram classificação para a Copa de 1994, nos EUA, perderiam considerável número de pontos se o critério para o Mundial passado fosse adotado. (RBU)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Sérvios têm uma chance em três de pegar o Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.