São Paulo, segunda-feira, 08 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Folgas são suspensas para que clube se prepare para eventual nova final
Eurico suspende às pressas férias de titulares do Vasco

Flávio Florido/Folha Imagem
Em sua estréia, contra o Vitória, os juniores do Vasco viram o jogo ser suspenso aos 38min de partida por causa do granizo


RAPHAEL GOMIDE
DA SUCURSAL DO RIO

O Vasco interrompeu as férias de seus jogadores e determinou que eles se reapresentem hoje.
A medida é para se prevenir quanto à possível realização de uma nova decisão da Copa João Havelange, contra o São Caetano, na próxima semana.
A Folha apurou que existe a possibilidade de a partida ser realizada no dia 16, no Maracanã.
Segundo o presidente eleito do Vasco, Eurico Miranda, se necessário, o time estará pronto para entrar em campo no dia 16.
"Os meus jogadores se apresentam amanhã (hoje)", declarou.
Eurico disse não ter sido notificado a respeito da data do jogo, mas demonstrou ser favorável ao dia 16. "Se (o jogo) está marcado, ótimo, é a solução que nós queremos", afirmou.
A princípio, os atletas do clube carioca só teriam de se apresentar no dia 20, mas o fortalecimento da possibilidade de um novo confronto acontecer apressou a volta da equipe aos treinamentos.
Assim, caso tenha de enfrentar o São Caetano novamente, o time não estará fora de ritmo de competição.
Os jogadores vascaínos, que só foram liberados após o segundo jogo da decisão contra a equipe paulista, no último dia 30 de dezembro, tiveram pouco mais de uma semana de descanso.
No ano passado, o Vasco atuou 89 vezes, entre confrontos por competições regionais, nacionais e continentais. Foi um dos times brasileiros que mais atuaram.
Os atletas que estão no exterior ou em locais mais distantes terão mais dois ou três dias de tolerância para se reapresentar ao clube.
O atacante Romário, principal jogador e artilheiro da equipe, está em Cancún, no México. O zagueiro Júnior Baiano passa as férias em Salvador (BA), com a sua família, assim como o lateral Clébson. O volante Nasa está em Fortaleza (CE). Eles não devem voltar hoje.
O impasse sobre o título da Copa João Havelange surgiu após a interrupção da partida final, aos 23 minutos do primeiro tempo, por causa da queda de parte do alambrado do estádio de São Januário. No acidente, 210 pessoas se feriram.
O Vasco é a favor da realização de uma nova partida. O São Caetano exige ser proclamado campeão brasileiro de 2000, com base no regulamento. A decisão será do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).
Após o governador do Rio, Anthony Garotinho, proibir o recomeço do jogo, o presidente eleito do Vasco, Eurico Miranda, afirmou que o seu time deveria ser proclamado campeão.
Na última semana, o tom do discurso mudou, e ele já admitiu à Folha que pode voltar a enfrentar o São Caetano. Na quarta-feira, o clube emitiu nota oficial com a mesma opinião.
Mesmo com a diretoria do São Caetano descartando um terceiro jogo, os jogadores e a comissão técnica do time paulista se declaram prontos para uma convocação às pressas hoje.
""Há uma certa ansiedade em torno da decisão dos dirigentes. Acho difícil decidirem por mais um jogo, mas estamos prontos para isso", afirmou o técnico Jair Picerni, que passa férias no Guarujá (SP).
A mesma disposição acompanha o atacante Adhemar, que corre diariamente para manter a forma nos dias livres.
""Tenho consciência profissional. Tudo pode acontecer no futebol brasileiro, e eu não quero ser pego de surpresa", disse o jogador, que negocia sua transferência para outro clube.
O lateral-direito Japinha e o volante Claudecir já saíram do time. O primeiro se apresenta hoje ao Bahia, enquanto o segundo já faz parte do elenco palmeirense.
De qualquer forma, o presidente do Palmeiras, Mustafá Contursi, afirmou que cederia o jogador para que ele pudesse atuar pela equipe do ABC.


Texto Anterior: Entidade tem histórico de viradas de mesa
Próximo Texto: Maracanã se prepara para a final no dia 16
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.