São Paulo, terça-feira, 08 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Gaúcho que atuou nas finais do Brasileiro figura na lista oficial de juízes e assistentes do Mundial divulgada ontem

Simon é o árbitro brasileiro na Copa-2002

DA REPORTAGEM LOCAL

A Fifa anunciou ontem oficialmente a lista dos árbitros e assistentes que irão atuar na Copa do Mundo deste ano, que acontecerá na Coréia do Sul e no Japão.
O juiz brasileiro indicado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi o gaúcho Carlos Eugênio Simon, como já era esperado. Simon apitou as duas partidas da final do Brasileiro de 2001.
O assistente -nome que a Fifa dá aos ""bandeirinhas"- brasileiro no Mundial será Jorge Oliveira.
Ontem aconteceu reunião da Comissão de Árbitros da Fifa, em Zurique, na Suíça. Foram relacionados pela máxima entidade do futebol mundial 36 árbitros e 36 assistentes. Os 72 profissionais da arbitragem convocados atuaram nas eliminatórias para a Copa.
Michel Zen-Ruffinen, secretário-geral da Fifa, foi juiz e disse que os árbitros do Mundial ""deverão usar todo o tato e empregar vasto conhecimento humano para que as equipes desenvolvam seu melhor jogo, mostrem suas melhores qualidades e ofereçam espetáculo aos torcedores".
Entre os dias 20 e 23 de março, os árbitros relacionados pela Fifa deverão acompanhar um seminário em Seul, na Coréia do Sul. No seminário, receberão instruções para coibir o jogo violento, especialmente as entradas por trás, e também as simulações de faltas.
Os juízes serão submetidos também a um programa de exercícios para que cheguem ao Mundial em boas condições físicas. Todos os árbitros passarão por exame médico. Também deverão receber dicas da Fifa de como tratar com a imprensa mundial.
São dez sul-americanos entre os 72 profissionais da arbitragem da Copa. O argentino Horacio Elizondo, que figurou na lista dos dez melhores árbitros do mundo em 2001 divulgada pela IFFHS, não atuará no Mundial. O italiano Pierluigi Collina, considerado o melhor árbitro da atualidade, está escalado pela Fifa -é favorito para apitar a final da Copa-2002.


Texto Anterior: O que ver na TV
Próximo Texto: Seleção fará revezamento de espiões
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.