São Paulo, terça-feira, 08 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE
Telescópio

MELCHIADES FILHO

Resgate as lunetas do fundo do armário e limpe as lentes, pois a partida de domingo, com os mais brilhantes astros do basquete mundial, não será uma festa sem pretensões, como é o costume.
O All-Star Game, que a liga promove anualmente para celebrar seu campeonato, tem, em 2000, potencial para apressar a virada do milênio para a NBA.
Isso porque o evento traz à discussão questões cruciais para o principal torneio do esporte que mais cresce no planeta: qual tipo de basquete vai prevalecer, e quem será seu embaixador.
Não à toa, esse será o primeiro "jogo das estrelas" depois da aposentadoria de Michael Jordan, o atleta que "inventou" a NBA e "reinventou" a bola-ao-cesto.
A NBA tateia com ansiedade na busca do sucessor do craque, um processo vital para a saúde financeira de sua competição.
Em 1995, por exemplo, entusiasmou-se com o poder do pivô Shaquille O'Neal. Em 1996, apostou as fichas na versatilidade do ala Grant Hill. Em 1998, acionou as turbinas do marketing para retumbar o talento do armador Kobe Bryant. Em 1999, destacou a elegância do pivô Tim Duncan.
Por motivos diversos -da irregularidade técnica à falta de carisma-, nenhum correspondeu à expectativa. Mas a NBA acha que talvez precisassem do afastamento definitivo de Jordan para desabrochar e conquistar os fãs.
Daí a direção da liga confiar tanto nesse ASG. Coincidência (ou não?), os quatro supracitados "herdeiros" ao trono estarão reunidos na quadra de Oakland (Califórnia), assim como o acrobático ala Vince Carter, o paparicado "candidato" de 2000.
Há, é óbvio, uma chance de o tiro sair pela culatra, e o ASG embananar ainda mais as coisas. Sempre fascinado pelo desconcerto, eu mesmo aposto que o ala Kevin Garnett vai roubar a festa.
Esse é um risco que a NBA vai enfrentar. Não tem escolha, diante da salada de nomes globalmente desconhecidos que vêm se destacando nesta temporada -nove atletas, recorde histórico de renovação, estréiam no ASG em 2000.
A composição dos 24 eleitos, aliás, revela outro aspecto importante da partida de domingo.
Na avaliação dos torcedores, que escolheram os titulares, e dos técnicos, que definiram os reservas, a criatividade e a habilidade pesaram mais do que a força física, uma das marcas registradas do basquete norte-americano.
O jogo de contra-ataque, veloz, emocionante e imprevisível, é o forte de 16 convocados.
A seleção do Leste, por exemplo, renegará a fama sanguinária e se apresentará com apenas três "açougueiros", gigantes reboteiros (Alonzo Mourning, Dikembe Mutombo e Dale Davis). De seus cinco titulares, quatro são dínamos do jogo de transição (Iverson, Hill, Carter e Eddie Jones).
O ASG pode marcar uma revolução tática. A temporada 99-00 já deu indícios -como o crescimento de quase 10% da pontuação. Cabe às estrelas confirmá-la.

NOTAS

Supernova
A NBA prevê que 750 milhões de aparelhos de TV, em 205 países, sintonizarão o ASG-2000. No Brasil, Bandeirantes e ESPN passam ao vivo.

Foguetes
O concurso de enterradas retornou à programação. Vince Carter, o favorito, desistiu. Mas o prêmio deve ficar em família. O ala Tracy McGrady, seu primo, é o mais cotado para levar o troféu das acrobacias.

Asteróides
Entre os calouros do ASG, estão quatro rebeldes, estigmatizados por não reverenciar a autoridade da NBA: os armadores Iverson e Jerry Stackhouse e os alas Rasheed Wallace e Glenn Robinson.

Meteoro
Eternamente proscrito de ASGs, Dennis Rodman retorna. O melhor reboteiro (kg por kg, cm por cm) da história do basquete acertou com o Dallas.

E-mail melk@uol.com.br


Melchiades Filho escreve às terças

Texto Anterior: Clube dispensa pivô de atrito
Próximo Texto: + Esporte - Saúde: Fraturas por estresse ficam "escondidas" até no raio X
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.