São Paulo, segunda-feira, 08 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com rivais sacos de pancada, grandes dominam semis no Rio

Contra pequenos, Bota, Fla, Flu e Vasco só perderam 6 pontos em 72 disputados

DA REPORTAGEM LOCAL

A definição das semifinais da Taça Guanabara, o primeiro turno do Estadual do Rio, mostra que ou os grandes são verdadeiros esquadrões ou os times pequenos são fracos.
O Botafogo derrotou ontem o Resende, por 5 a 2, e se juntou a Flamengo, Fluminense e Vasco nas semifinais do torneio, que começam no próximo sábado.
Grandes e pequenos se enfrentaram 24 vezes na Taça Guanabara, com 21 vitórias dos poderosos e três empates -dois deles registrados ontem, de Fluminense e Vasco, que entraram em campo já classificados para o mata-mata.
Isso significa que os grandes conquistaram 92% dos pontos disputados diante dos pequenos. Em nenhum dos outros principais Estaduais do país esse número se repete.
Em São Paulo, o aproveitamento do quarteto principal do Estado contras as demais equipes está em 65%, tanto que São Paulo e Palmeiras estão hoje fora da zona de classificação às semifinais da competição.
No Mineiro, a liderança é do Democrata. Também pudera. o Atlético-MG, do técnico Vanderlei Luxemburgo, que ocupa uma modesta quinta colocação, já empatou com América e Ipatinga, equipe que também já derrotou o Cruzeiro.
Pelo Gaúcho, o Grêmio já perdeu quatro pontos diante de pequenos. Em Pernambuco, o Santa Cruz é apenas o sexto colocado do primeiro turno.
O predomínio em 2010 dos grandes no Rio vai na contramão do que aconteceu em quase toda a década. Entre 2001 e 2009, só uma vez a Taça Guanabara teve nas quatro primeiras posições todos os grandes.
Em 2006, por exemplo, três times pequenos avançaram ao lado do Botafogo para as semifinais do primeiro turno.
O desfecho da primeira fase também definiu os cruzamentos das semifinais da edição de 2010. Em uma delas, irão duelar Flamengo e Botafogo. Na outra, Vasco e Fluminense.


Texto Anterior: Comentário: Santos recebe craque para viver segunda lua de mel
Próximo Texto: Judô: Leandro Guilheiro conquista ouro no Grand Slam de Paris
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.