São Paulo, segunda-feira, 08 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tiago Fernandes vive fim de semana de astro

Juvenil campeão concentra atenções na Bahia

FERNANDO ITOKAZU
ENVIADO ESPECIAL À COSTA DO SAUÍPE

Em seu primeiro torneio após a conquista inédita da chave juvenil de um Grand Slam, o alagoano Tiago Fernandes teve um fim de semana com tratamento de estrela na Bahia.
Desconhecido do grande público até o título do Aberto da Austrália, o tenista de 17 anos teve que conviver com o assédio da mídia e recebeu grande apoio da torcida no classificatório do Torneio da Costa do Sauípe, único evento de primeira linha da ATP no Brasil.
Com o técnico Larri Passos, que não foi ao litoral baiano, recusando o convite para a chave principal, Fernandes entrou em quadra anteontem.
O horário também foi bem escolhido: a terceira partida da programação, que começou às 15h. Enquanto Bruno Semenzato, também juvenil e seu companheiro de treino, abriu a programação e foi eliminado debaixo de sol forte, Fernandes entrou em quadra por volta das 18h, com as luzes já ligadas.
O público já era bem maior do que nas duas partidas anteriores, mas o brasileiro começou devagar. A torcida pouco se manifestava e viu o adversário do juvenil abrir 5 games a 0.
Bastante aplaudido quando conseguiu seu primeiro game, Fernandes reagiu: perdeu o primeiro set, venceu o segundo, mas não resistiu à experiência do rival, que fez 6/2, 4/6 e 6/2.
Os comentários sobre Fernandes nas cadeiras, que no início eram "esperava um pouco mais", passaram a ser "ele bate bem na bola, pena que o adversário [o português Pedro Souza, 438º do mundo] é bom".
Após a derrota, o brasileiro tirou a camisa e, com uma toalha nas costas, caminhava para deixar a quadra quando foi informado de que jornalistas o aguardavam. Ele se vestiu rapidamente. Enquanto conversava com a mídia ainda em quadra, torcedores se debruçavam nas grades das arquibancadas para conseguir tirar fotos.
Aos jornalistas, agradeceu o apoio da torcida e pediu desculpas pelo resultado adverso.
Na 938ª posição do ranking, Fernandes está na Costa do Sauípe com uma assessora de imprensa. São poucos os tenistas brasileiros que contam com esse serviço -Marcos Daniel, 89º do mundo e segundo do país, por exemplo, não tem.
Na sexta-feira, ele bateu bola com Daniel, que também treina na academia de Larri.
Em determinado momento, Daniel deixou a quadra para seguir com o treino em outra. Foi abordado só por um jornalista, que fazia a assessoria do torneio. As duas equipes de TV e outros dois jornalistas estavam lá por causa do juvenil.
A assessora administrava várias requisições, como um pedido para gravar entrevista com a avó do tenista. No treino de ontem, novamente a imprensa o aguardava. Mas desta vez também havia torcedores (alguns esqueceram a partida da quadra central e, do camarote, tiravam foto do brasileiro).
"Acho bacana e natural [o assédio da imprensa e o interesse da torcida]. Mas é fruto de trabalho e dedicação", afirmou que vai curtir mais um pouco a fama na Costa do Sauípe, já que, ao lado de Marcelo Demoliner, também eliminado, foi convidado para a chave de duplas.
Eles estreiam, provavelmente na quarta, contra Thomaz Bellucci e Marcos Daniel.
"A gente entra sem pressão nenhuma. Eu espero me divertir", afirmou Fernandes.


Texto Anterior: Liberado: Cidade oferece cabines para injeção segura de drogas
Próximo Texto: Estreante e Davis agitam o torneio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.