UOL


São Paulo, terça-feira, 08 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiro de pontos corridos foge do padrão e acaba com equipes 8 ou 80

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

O embrionário Campeonato Brasileiro de pontos corridos já conseguiu um feito estatístico que nenhuma liga nacional da Europa, berço desse sistema de disputa, registrou nesta temporada.
Após só duas rodadas, nenhum time tem 100% de aproveitamento de pontos (venceu os dois jogos) ou 0% (perdeu os dois). A diferença entre o líder Paraná (quatro pontos) e o "lanterna" Corinthians (um) é de uma vitória.
Esses números depõem contra o discurso dos críticos do sistema de pontos corridos -historicamente, o modelo foi evitado no Nacional porque uma grande diferença de pontos entre os participantes provocaria desinteresse.
Os cinco principais torneios nacionais da Europa tinham pelo menos um time 100% após duas rodadas. Espanhol, Italiano, Alemão, Inglês e Francês destacavam na ponta da tabela até a segunda rodada, respectivamente, cinco, quatro, três, dois e um clube.
Naquele momento, Itália, Espanha e Inglaterra mostravam quatro equipes sem um mísero ponto. Na Alemanha, dois times possuíam duas derrotas. Apenas na França não havia clube 0%.
A comparação com a Europa é ainda mais animadora porque o Brasileiro tem 24 times, o que o deixa fora do padrão internacional -a Fifa pede que os torneios tenham no máximo 20 clubes.
Mesmo torneios europeus de segunda linha, com poucos clubes, viram após duas rodadas equipes com 100% de aproveitamento de pontos e outras com 0%. É o caso do Escocês (12 clubes) e do Austríaco (dez).
Basicamente, um fator explica o equilíbrio entre os times no Brasileiro. Dos 24 jogos até agora, 11 terminaram empatados (45,8% das partidas). Na Europa, a liga com mais empates, proporcionalmente, é a da Itália (29%).


Texto Anterior: Futebol: CBF rejeita 2 turnos e arma Série B com quadrangular
Próximo Texto: Europa exalta a chegada da elite ao mata-mata
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.