São Paulo, quarta, 8 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS
Por obrigação com patrocinador, brasileiro adia busca por pontos na Europa
Kuerten disputa torneio "leve' em SP

da Reportagem Local

Gustavo Kuerten, 21, dá, nesta semana, uma "canja" na capital paulista, três dias depois de jogar a Copa Davis, contra a Espanha, em Porto Alegre.
O tenista, décimo no ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), estréia hoje, às 18h30, na Banco Real Cup, também conhecida como Campeonato Brasileiro de Profissionais, embora boa parte dos principais jogadores não esteja na disputa.
O adversário de Kuerten hoje, por exemplo, o gaúcho Paulo Taicher, é o 20º brasileiro no ranking mundial, em que ocupa a 621ª colocação. Ele passou o qualificatório para entrar na chave principal, que dará R$ 8.000 ao campeão.
Participam do evento, na Sociedade Harmonia de Tênis, com entrada franca, oito tenistas convidados para a chave masculina. Outras oito jogadoras disputam o título feminino.
O torneio funciona no sistema de "round-robin", com dois grupos de quatro jogadores. Eles se enfrentam em busca de duas das vagas para a semifinal, em cada um dos grupos.
Para Kuerten, que hoje assina mais um contrato de patrocínio, com a marca de chinelos Rider, a semana em São Paulo será boa para terminar sua preparação para a temporada em quadras de saibro, que ele começa na semana que vem, na Espanha.
Entre a próxima semana e o Aberto da França, marcado para o fim de maio, Kuerten tem 112 pontos para defender na ATP. No Aberto da França, de que é o atual campeão, já serão 1.078 pontos.
O tenista defende nesta semana 22 pontos em Estoril, Portugal, e lá poderia já estar juntando novos pontos, mas tem de disputar o evento no Harmonia por ser um compromisso com patrocinador.
Em 97, Kuerten perdeu o título da Banco Real Cup para Fernando Meligeni, 26, que não joga agora.
Meligeni está em Estoril e faz hoje a primeira rodada do torneio contra o local Nuno Marques.
André Sá, 20, terceiro brasileiro mais bem colocado na ATP -118º-, e Márcio Carlsson, o quarto e 156º da lista, também não estão no torneio do Harmonia, pois, como Meligeni, buscam pontos para o ranking mundial nos Torneios de Nápoles, na Itália, e nas Bermudas, respectivamente.
Jaime Oncins, 27, o 169º tenista do ranking mundial e quinto do Brasil, é o jogador mais forte depois de Kuerten no Harmonia.
No feminino, seis das dez melhores do Brasil participam. Os destaques são Miriam D'Agostini, 18, e Vanessa Menga, 21, 240ª e 347ª no ranking da WTA (Associação das Mulheres Tenistas) e primeira e segunda do Brasil.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.