São Paulo, sexta, 8 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Acordo com proprietário de campo onde time vem treinando troca aluguel por fotos com aprendizes orientais
Corinthians vira atração para japoneses

MAÉRCIO SANTAMARINA
enviado especial a Atibaia

O Corinthians teve que atrasar por alguns minutos o início do treino de ontem, em Atibaia, no campo do Centro Esportivo e Educacional Nakazawa, para que os jogadores posassem para fotos com um grupo de atletas do Japão.
O local onde o time fez o primeiro coletivo para a decisão do Paulista, o mesmo em que treinou na semana passada, foi escolhido pelo técnico Wanderley Luxemburgo por ter dimensões próximas às do Morumbi. O campo de Atibaia, situado em uma fazenda de flores, tem dois metros a mais que os 108 de comprimento do Morumbi, mas a largura, de 72 m, é a mesma.
O local costuma ser alugado para equipes de futebol a R$ 100,00 por um período três horas, mas um dos proprietários, Eduardo Nakazawa, 28, disse que com o Corinthians o acordo foi diferente.
Em troca do aluguel, os jogadores têm que posar para fotos com atletas japoneses que ficam no local por intermédio de um intercâmbio, dar autógrafos e camiseta autografada para os proprietários.
Ontem, depois que os corintianos já haviam entrado no gramado e começado a bater bola, Nakazawa, que estava com os japoneses uniformizados e agrupados para a foto, conseguiu interrompê-los.
A princípio, Luxemburgo negou o pedido e disse que os jogadores só posariam para fotos hoje. Nakazawa foi para o centro do campo com ele e, depois de algum tempo de discussão, o técnico deu ordem aos jogadores para que deixassem o treino e fossem fazer as fotos.
"O Luxemburgo disse que gosta daqui porque, além das dimensões semelhantes às do Morumbi, o campo fica isolado do público", disse Nakazawa.
Ele teve que providenciar o corte da grama após o primeiro treino da semana passada a pedido do treinador corintiano.
O grupo de 13 atletas dos colégios Tohoku, da província de Miyagi, e Yaita, na província de Tochigi, ambas ao norte de Tóquio, chegaram ontem a Atibaia para um estágio de um ano.
Com idades entre 15 e 16 anos, eles vão pagar US$ 1.500,00 por mês cada. O centro, no bairro do Tanque, a cerca de dez quilômetros do centro de Atibaia, tem alojamento, refeitório e fisioterapia.
O campo já recebeu, entre outras equipes, o São Paulo, o Cruzeiro e o Palmeiras.
No treino de ontem do Corinthians, assistido atentamente pelos japoneses, Didi atuou no ataque no lugar de Mirandinha, que será testado hoje para saber se tem condições de jogar. O titular sofreu um estiramento muscular na perna esquerda na última partida.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.