São Paulo, sexta-feira, 08 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Epônimos

JOSÉ ROBERTO TORERO
COLUNISTA DA FOLHA

Caro leitor, eu te pergunto: o que é um epônimo?
Pois eu te respondo: epônimo é uma palavra inspirada em personagens reais.
Por exemplo, pasteurizar vem de Pasteur, balzaquiana vem de Balzac, blazer vem do barco inglês H.M.S. Blazer, onde o capitão obrigava sua tripulação a usar paletós azuis com botões de metal, diesel vem de Rudolf Diesel, que inventou os motores movidos a esse combustível, e carrasco vem de Belchior Nunes Carrasco, que no século 17 foi um empenhado executor de penas de morte em Portugal.
Já a palavra gandula é o exemplo mais famoso de epônimo no mundo futebolístico.
Como todos sabem, Gandula era um atacante do Vasco que, nos treinos, ia pegar a bola toda vez que algum companheiro a chutava para longe.
Tão conhecido ficou esse gesto que seu nome passou a designar todos os apanhadores de bola; passou a ser um epônimo. Mas há outros epônimos que aos poucos vêm se consagrando.
Vejamos:
Alexado: (adj.) diz-se daquele que demonstra falta de vontade ou inapetência; pouco empenhado. Exemplo: "A seleção brasileira tem estado alexada ultimamente".
Barrichelar: (v.t.i.) seguir, vir logo atrás de. Exemplo: "O rei ia adiante, e o príncipe barrichelava com elegância".
Cerezar: (v.int.) fazer algo errado num momento decisivo (substituiu o verbo denisar e está perdendo a vez para juanizar). Exemplo: "O filme começa bem e mantém o suspense até dez minutos do final; aí, porém, cereza inexplicavelmente, deixando o espectador com uma sensação de frustração".
Edmundar: (v.int.) fazer besteiras. Exemplo: "Tanto edmundei que acabei destruindo meu casamento".
Eullerante: (adj.) muito rápido, ligeiro. Exemplo: "Querido, se você continuar eullerante desse jeito, eu vou ter que procurar um amante".
Felipado: (adj.) irado, brigão.
Galvanizar: (v.t.d) bater de frente, chocar-se com violência.
Galvãonizar: (v.t.d) ser chato, repetitivo. Exemplo: "O cara ficou galvãonizando a menina a festa toda, aí ela se encheu e foi embora".
Kakado: (adj.) diz-se do sujeito que começa algo muito bem e depois desaparece por um tempo. Exemplo: "Aquele ator fez sucesso na novela, mas agora anda meio kakado".
Leomarar: (v.t.d.) fazer o óbvio, ser pouco criativo. Exemplo: "Vocês estão leomarando o problema, eu preciso de ousadia, entendem?".
Luxemburgar: (v.int.) não pagar impostos. Exemplo: "Há anos que eu venho luxemburgando minha declaração e nunca me pegaram".
Maradonante: (adj.) bem provido de tóxicos. Exemplo: "Cara, essa festa está simplesmente maradonante!".
Marcosear: (v.t.i.) salvar os companheiros. Exemplo: "O Jurandir marcoseou a empresa com aquela idéia da nova embalagem".
Pelear: (v.int.) andar em más companhias.
Enfim, leitor, eis aí alguns epônimos que, com certeza, vão se fixar em nossa língua pátria.
E agora vamos cuidar de coisas mais sérias e deixemos as toreradas de lado.
Torerada: (s.f.) bobagem, texto sem sentido e que, após lido ou escrito, dá a sensação de perda de tempo.

Tevezinha
Os comentaristas-juízes da televisão são um tanto inúteis. Na cabine têm visão muito pior do que o árbitro em campo e quando vêem o replay do lance, o fazem num monitor muito pequeno, certamente muito menor do que a televisão que temos em casa. Por isso é tão comum que nós, simples mortais, vejamos uma coisa, e o comentarista-juiz, outra. E não é raro que nós tenhamos a razão.

Quem te viu, quem te vê
Sofremos para derrotar o lanterna do Campeonato Japonês, empatamos com o Canadá, escapamos de ser goleados pela França e agora decidiremos com a Austrália o terceiro lugar da Copa das Confederações. Como estamos em quarto nas eliminatórias, também não é impossível que fiquemos de fora da próxima Copa. Triste Brasil, oh, quão dessemelhante estás e estou do meu antigo estado!
E-mail: torero@uol.com.br

Texto Anterior: Boxe - Eduardo Ohata: Papéis trocados
Próximo Texto: Boxe: Filhas devolvem ao ringue hoje rivalidade histórica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.