São Paulo, quinta-feira, 08 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na Copa de brinquedo, tchecos são campeões

Brasil fica em segundo na simulação em game oficial

DA REPORTAGEM LOCAL

Pavel Nedved, o melhor jogador da Copa da Alemanha, recebe os parabéns de dirigentes da Fifa pouco antes de levantar o troféu mais cobiçado do mundo do futebol e escrever o nome da República Tcheca como o oitavo país a ser campeão mundial. A seu lado, o atacante Milan Baros celebra a marca pessoal de ter anotado seis gols e se tornado o artilheiro da edição. Ambos são observados de longe por Ronaldinho e cia, que com inveja, lamentam as medalhas de prata que ganharam.
Essa descrição pode até se concretizar, mas só depois do dia 9 de julho, data da final da Copa. Mas, no mundo dos videogames ela já aconteceu.
A Electronic Arts, empresa que desenvolve e comercializa o game oficial da Copa, simulou a disputa do Mundial no jogo para computadores e videogames "Fifa World Cup 2006". O resultado foi a República Tcheca como a grande campeã.
Na Copa dos games, a seleção brasileira foi derrotada pelos tchecos na final por 2 a 1.
Para chegar à decisão, segundo a simulação, os futuros campeões teriam passado pela anfitriã Alemanha nas semifinais, com um 2 a 1.
A ida do Brasil à final do videogame foi bem mais dramática. O time de Parreira passou pela arqui-rival Argentina, na disputa de pênaltis, depois de um empate em 2 a 2. Robinho marca para a seleção, e Riquelme se torna o vilão argentino, ao desperdiçar sua cobrança.
Mas a decepção da seleção brasileira no game oficial é compensada pelo prognóstico feito através de computadores.
Um software chamado "Simulation", desenvolvido pelo programador mexicano Antonio Loaiza para fazer prognósticos econômicos baseado em estatísticas, aponta o Brasil como o campeão da Copa e a dona da casa Alemanha como vice.
Inglaterra seria a terceira colocada, e a Argentina, a quarta, segundo o software.
Segundo Loaiza, seu programa não é apenas uma brincadeira virtual, como no caso da simulação da Electronic Arts, mas um trabalho estatístico. "Isso não vai nos dizer quem será e fato o campeão, mas pode nos dar uma idéia das possibilidades reais de cada equipe."


Texto Anterior: José Geraldo Couto: Abaixo os ETs
Próximo Texto: Regulamento: Cartões amarelos vão ser zerados após primeira fase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.