São Paulo, domingo, 08 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HOMEM-DEUS

Ele comia 12 quilos de carne por dia, bebia nove litros de vinho de uma só vez, arrebentava com as veias da fronte uma corda amarrada à cabeça e certa vez levou ao delírio o público por carregar um touro nos ombros em volta do estádio de Olímpia -e depois assá-lo e devorá-lo sozinho.
Típicos dos deuses, esses relatos são atribuídos a Mílon de Crotona, talvez o mais famoso atleta da Antigüidade e o primeiro grande campeão da história da luta, com seis títulos nos Jogos Olímpicos, um deles na categoria infantil.
Só conheceu a derrota quando lutava pela sétima coroa. Tinha pelo menos 39 anos de idade, e seu oponente, Timasíteo, 28. Mesmo com o revés, Mílon foi carregado em triunfo pela multidão. Seu algoz era um dos que o aclamavam.
Ele foi homenageado com uma estátua em Olímpia anos antes de morrer, preso por acidente numa armadilha e devorado por lobos.


Texto Anterior: Deusa-Logomarca
Próximo Texto: Deus dos Deuses
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.