São Paulo, domingo, 08 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VINHO E VITÓRIA

Bem antes de os EUA virarem potência mundial, os atletas do país fizeram em 1896 algo que, perto das façanhas dos mimados colegas de hoje, os transforma em heróis na acepção do termo.
A delegação americana, com 14 competidores, todos universitários de Boston e Princeton, cumpriu uma odisséia de quase três semanas para chegar à capital grega. Foram 16 dias de navio até Nápoles. Mareado -e após ter sido roubado na cidade italiana-, o grupo cruzou o país de trem, até Brindisi, na ponta da bota. Dali tomou outro barco até Patras e depois um trem até Atenas, onde chegou na véspera da abertura dos Jogos.
"Fomos a pé para o hotel. Numa interminável recepção de boas-vindas, nos fizeram tomar vários copos de vinho -não aceitar era uma ofensa", contou Thomas Curtis, vencedor dos 110 m com barreira. Os EUA venceram os Jogos, com 11 campeões, seis vices e dois terceiros colocados.


Texto Anterior: 1.001 Utilidades
Próximo Texto: Leão-Marinho
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.