São Paulo, sexta-feira, 08 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GINÁSTICA ARTÍSTICA

Diego testa 8 anos de treino em 1mins10s

Após tirar "peso" dos 6 aparelhos, ginasta luta para ir à final do solo

DIEGO HYPÓLITO
Estréia. Horário: 5h. TV: Bandsports, ESPN Brasil e Sportv, ao vivo

EDUARDO OHATA
ENVIADO ESPECIAL A PEQUIM

A competição da ginástica artística dos Jogos, na qual o brasileiro Diego Hypólito, 22, estréia na madrugada de amanhã, é definida por ele como o ápice de uma preparação que já dura dois ciclos olímpicos. E que estará em jogo logo de cara, já que sua primeira exibição define seu futuro no torneio.
""A Olimpíada é um trabalho de oito anos", definiu Diego, que, após ficar fora dos Jogos de 2004, quando já se destacava no solo, submeteu sua ginástica a uma transformação.
Visto como atleta de salto e solo, e não do individual geral (seis aparelhos) -fiel da balança para que ficasse fora de Atenas-2004-, Diego ampliou seu repertório em todas as provas, ao mesmo tempo que afiava suas acrobacias no solo.
""Antes até de Atenas, ciente de que poderia se repetir, para Pequim, o cenário de o país enviar de novo só um ginasta, o Diego focou os seis aparelhos", diz o técnico Renato Araújo.
O esforço resultou em carga horária adicional nos treinos e na conquista da vaga para Pequim. Agora, Diego depende mais do que nunca de sua resistência física e da boa execução da série em uma prova: o solo.
Isso porque abriu mão de disputar o individual geral para se dedicar ao solo -competirá também no salto, mas apenas para "aliviar a tensão".
""Em amistoso no fim de junho, senti o Diego incomodado por disputar os seis aparelhos. Perguntei: "Você não disputa o individual geral, por que quer fazer os seis?".", diz Vicélia Florenzano, presidente da CBG. ""Ele disse: "Mas não precisa?". Parecia que havia tirado o peso de 30 elefantes das costas dele."
Ao entrar no solo, em que é favorito, diz que estará 100%. ""Oito anos de treino estarão em jogo em menos de um minuto e dez segundos. Se acertar a série e for quarto, ficarei feliz por ter participado da Olimpíada. Só ficaria chateado se errasse..."
Os oito primeiros de cada aparelho avançam às finais.


Texto Anterior: Coreografia busca elo entre antigo e moderno
Próximo Texto: Política: Lula compara Brasil à China por Rio-16
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.