São Paulo, domingo, 08 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Contra o Grêmio, fora de casa, Parreira quer manter pegada, mas tenta acabar com o jejum de gols do trio de ataque

Defensivo, Corinthians cobra atacantes

Fernando Santos/Folha Imagem
O técnico Parreira, que espera melhor desempenho do ataque corintiano hoje, comanda treino


DIOGO PINHEIRO
DA REPORTAGEM LOCAL

No segundo jogo consecutivo fora de casa pelo Campeonato Brasileiro, o Corinthians vai manter a postura defensiva e tentar alcançar o equilíbrio desejado pelo técnico Carlos Alberto Parreira.
Diante do Grêmio hoje, às 16h, em Porto Alegre (RS), o treinador espera dos corintianos a mesma pegada apresentada na vitória por 1 a 0 sobre o Paysandu, mas quer ainda um melhor desempenho de seu trio de atacantes. Deivid, Leandro e Gil não marcam pelo Corinthians há três partidas.
Com a reabilitação em Belém, Parreira disse ter ficado satisfeito com o comportamento de sua defesa, mas reclamou da falta de oportunidades de gol criadas.
"Faltou paciência. Criamos apenas três oportunidades claras de gol. O grande segredo é procurar esse equilíbrio [defender bem e atacar com eficiência". Tem de trabalhar a bola e sair em velocidade para o gol", disse o técnico.
O Corinthians é a sexta equipe que menos finaliza no Brasileiro. O time tem uma média de 11,9 chutes a gol por partida. Seu aproveitamento é de 31,1% (3,7), segundo números do Datafolha.
Para Parreira, se a defesa corintiana repetir hoje o feito da última quarta-feira -quando pela primeira vez no Nacional não sofreu gols- e o ataque melhorar seu aproveitamento, o time retomará o equilíbrio na competição.
Após o empate com o Cruzeiro por 1 a 1 e a derrota para o Atlético-PR por 3 a 0, em São Paulo, a torcida protestou. O treinador, então, estipulou uma meta para restabelecer a harmonia com os torcedores. "Precisamos de três partidas, mantendo o mesmo nível. Três boas vitórias", afirmou.
Parte do objetivo foi cumprido. Resta ainda um bom resultado contra o Grêmio e também diante do Goiás, na próxima quinta-feira à noite, no Pacaembu.
Antes de se defrontar com os exigentes corintianos, Parreira quer tirar proveito da mesma estratégia utilizada pelos rivais nos jogos em São Paulo para superar hoje o time gaúcho, que não vence há cinco rodadas no Brasileiro.
"Nós sabemos que eles não estão vivendo uma boa fase e temos de tirar proveito disso, pegando o Grêmio desprevenido. Quando atuamos em casa, o adversário fica encolhido, esperando para encaixar os contra-ataques. Todo mundo faz isso. Se o Corinthians não fizer também, é entrar de inocente", afirmou Parreira.
Mesmo sabendo da exigência do treinador, os atacantes do Corinthians não se sentem cobrados.
"Temos de jogar da mesma maneira. Se tiver oportunidade de fazer o gol, temos de aproveitar, mas o importante é a vitória do time para termos tranquilidade", disse o atacante Leandro.


NA TV - Globo (só para SP), ao vivo, às 16h


Texto Anterior: Motociclismo: Líder, Rossi busca marca histórica em carreira
Próximo Texto: Zagueiros lutam por vaga ao lado de Fábio Luciano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.