São Paulo, sexta-feira, 08 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AUTOMOBILISMO

Tufão faz GP japonês virar jogo de xadrez

FÁBIO SEIXAS
ENVIADO ESPECIAL A SUZUKA

O esporte ainda é a F-1. Mas, por uma hora, pilotos e engenheiros quebrarão a cabeça como num jogo de xadrez, e Suzuka ganhará ares de casa de apostas.
A mudança momentânea está marcada para as 2h (de Brasília) da próxima madrugada. Na pista, o treino oficial do GP do Japão, 17ª e penúltima etapa deste ano.
Mais do que em qualquer outra corrida neste ano, largar na frente pode valer um bom resultado. Nem que para isso seja necessário blefar na pré-classificação ou até largar com pouquíssima gasolina.
A cada dia, são mais fortes as indicações de que a corrida, na madrugada de domingo, será disputada com temporal, reflexo da passagem de um tufão por Fukuoka, a 600 km do autódromo.
Anteontem, segundo a meteorologia japonesa, a chance de tempestade na prova era de 50%, Ontem, já era de 70%. "Pelo que conheço desses tufões, pode ser até o caso de encerrar a corrida", afirmou Takuma Sato, da BAR.
Por isso, a importância extra de largar na frente. Já faz tempo que não acontece, mas temporais já encurtaram ou interromperam várias provas na história da F-1.
A última vez foi na mesma Suzuka, em 1994, quando a direção do GP parou a corrida após 13 das 53 voltas. Quando a situação melhorou, a prova foi retomada.


NA TV - Treino oficial para o GP do Japão, Globo, às 2h


Texto Anterior: Botafogo vira rei do empate
Próximo Texto: Ferrari esnoba e já testa para 2005
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.