São Paulo, quinta, 8 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS
Há seis partidas invicto, brasileiro enfrenta o 62º do mundo na Itália
Kuerten joga para igualar melhor campanha em 98

da Reportagem Local

Gustavo Kuerten joga hoje para igualar sua mais bem sucedida série na temporada 98.
O tenista enfrenta Fernando Vicente, da Espanha, 62º do mundo, às 15h45 (horário de Brasília), em partida pela segunda rodada do Torneio de Palermo, na Itália.
Se passar pelo espanhol, Kuerten, 24º do ranking, chegará à sétima vitória seguida, igualando sua melhor performance este ano em partidas da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).
O brasileiro disputa o evento italiano logo após a conquista do Torneio de Mallorca, na Espanha. Para chegar ao título -batendo Carlos Moyá (quarto do mundo) na final, jogou cinco vezes. Anteontem, em sua estréia em Palermo, passou pelo argentino Guillermo Cañas, 92º do ranking, por 2 sets a 1.
Em quatro anos no circuito, seu maior período invicto (11 jogos) coincide com a campanha do título de Roland Garros-97 (sete jogos), de onde seguiu para o Torneio de Bolonha (mais quatro jogos), em que terminou com o vice.
Em 24 torneios este ano, o melhor retrospecto vem de julho, quando venceu o torneio de Stuttgart, na Alemanha (cinco partidas) e depois foi às quartas-de-final de Umag, na Croácia (mais duas vitórias). Acabou eliminado pelo argentino Mariano Puerta -então 73º do mundo- por 2 a 0.
Como em julho, a série de vitórias de agora vem sendo obtida em torneios no saibro (terra batida), superfície em que soma 25 vitórias e 9 derrotas em 98.
Foi o fracasso no Aberto dos EUA (em quadra rápida), quando perdeu na segunda rodada, e o medo de despencar no ranking, que o fizeram retornar ao saibro.
Jogando em "casa', Kuerten planeja terminar a temporada entre os "top 20' do ranking. Depois da Itália, tem dois torneios confirmados, o do México, dia 26 deste mês, e o de Santiago, no Chile -Marcelo Ríos (terceiro da ATP) estará presente-, no dia 9 de novembro. Mas pode jogar ainda em Bogotá, na Colômbia, uma semana antes.
² Treino com inimigo
Quarto cabeça-de-série do torneio, Kuerten treinou ontem com Alex Corretja, sétimo do mundo e principal favorito ao título.
Depois, acompanhado de seu técnico, fez exercícios de repetição para movimentos de ataque e de devolução de saque.
Seu rival, Fernando Vicente, 21, tem como melhor resultado a semifinal do Torneio de Mallorca, quando foi derrotado por Moyá, adversário de Kuerten na final.
Na Itália, o brasileiro defende 51 pontos no ranking da ATP (vencendo hoje totaliza 40 pontos), referentes a sua participação em Viena, ano passado.
O torneio de Palermo distribui US$ 340 mil em prêmios e dá ao campeão 150 pontos (não incluídos os bônus).
O tenista não participa da chave de duplas, já que seu parceiro habitual, Fernando Meligeni, 50º do mundo, contundido, desistiu de Palermo. Meligeni só deve reaparecer na Copa Ericsson, em São Paulo, na próxima semana.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.