São Paulo, sexta-feira, 08 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O QUE É, O QUE É?

Segunda divisão tem renda baixa e despesas altas

DA REPORTAGEM LOCAL

A competição que pode abrigar alguns dos maiores clubes do Brasil por oito meses em 2003 tem pouco público e muitos gastos com viagens.
Segundo dados da CBF, a Série B tem um público médio de 3.700 torcedores por partida.
Além de poucos, os fãs da segunda divisão do Nacional não pagam o mesmo que os seguidores da divisão de elite.
Na primeira divisão, o preço médio do ingresso é de R$ 8,90. Na Série B, porém, esse valor despenca para R$ 5,80.
Em 2002, nenhuma televisão aberta mostra o torneio, tirando outra fonte de receita dos clubes. O pequeno retorno financeiro é agravado por uma despesa elevada com os deslocamentos pelo país.
Ao contrário da primeira divisão, em que mais da metade dos participantes está concentrada na região Sudeste, a Série B tem seus integrantes espalhados por nada menos que 14 Estados do país e forte presença no Norte e no Nordeste.
Se o torneio atual fosse disputado em turno e returno, um time paulista, por exemplo, teria que fazer 11 viagens para enfrentar times nortistas ou nordestinos. Na primeira divisão, não teria que realizar mais de três deslocamentos. (PC)


Texto Anterior: Rebaixamento espreita os sabotadores das ligas
Próximo Texto: Culpi crê até em salvação precoce
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.