São Paulo, segunda-feira, 08 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Com versatilidade, Brasil vence e fica perto de semi

VÔLEI
Time bate Cuba e, se ganhar da Alemanha, garante classificação

DE SÃO PAULO

Usando como principal arma a versatilidade de suas jogadoras, o Brasil venceu Cuba ontem de virada por 3 sets a 1 (23/25, 25/20, 25/13 e 25/18) e deu um importante passo rumo à semifinal do Mundial feminino de vôlei.
Para avançar no torneio disputado no Japão, o Brasil precisará só de uma vitória nos próximos dois jogos.
Caso supere a Alemanha, amanhã, o time brasileiro conquistará a classificação antecipada. O último jogo da segunda fase será contra os EUA, na quarta-feira.
"Estamos na contagem regressiva. Já superamos sete jogos, agora faltam quatro [até o título]. Mas temos de pensar em um adversário por vez. Vamos estudar a Alemanha", disse o técnico do Brasil, José Roberto Guimarães. Ontem, diante das cubanas, a seleção brasileira ainda derrapou no primeiro set e permitiu a vitória das rivais.
Mas, a partir da segunda parcial, o Brasil fez valer a superioridade sobre a seleção do Caribe, cujo time atual não é nem sombra daquele que foi a maior potência do vôlei feminino nos anos 90.
Ao fim do primeiro set, quando perderam por 25/23, as brasileiras se reuniram para uma conversa rápida que mudou os rumos da partida.
Curiosamente, as atletas passaram a se destacar em funções que normalmente não são as suas principais.
A central Fabiana foi a maior arma do Brasil no ataque. Com um impressionante aproveitamento de 78%, ela marcou 14 pontos de ataque.
A oposto Sheilla foi quem mais se destacou no bloqueio, com quatro pontos no fundamento. Já Natália se dedicou às defesas.
"Hoje eu não estava tão bem no ataque e fiquei na cobertura do bloqueio. Ajudei na defesa e na recepção. Não estava conseguindo virar as bolas, e as outras meninas assumiram. Ter um grupo forte é muito importante. Nós nos ajudamos", disse ela.
Hoje, o Brasil terá o dia de folga, mas amanhã voltará à quadra, às 3h, contra a Alemanha. Ontem, as alemãs atropelaram a República Tcheca por 3 sets a 0.
"A Alemanha mescla velocidade e um bom sistema defensivo", disse Zé Roberto.

NA TV
Brasil x Alemanha
Mundial feminino de vôlei 3h (de amanhã) Globo, Band e Sportv


Texto Anterior: MotoGP: Lorenzo vence a última corrida do ano
Próximo Texto: Itália impõe derrota aos EUA
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.