São Paulo, terça-feira, 08 de novembro de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

LOS GRINGOS

PAUL DOYLE

Surpreendente


Com a defesa mais sólida da Premier League, o Newcastle é a maior surpresa da temporada

Há cada VEZ mais sinais de que não nevará na Inglaterra neste inverno e que John Lennon tocará saxofone no casamento da princesa Diana com Elton John. Nada é impossível em uma temporada em que o Newcastle é um time de sucesso.
O Newcastle, há anos, é conhecido como "Comedy Club" devido à sua capacidade incomparável de se autodestruir das maneiras mais hilariantemente improváveis, de brigas de socos entre colegas de equipe em campo a ex-presidentes forçados a renunciar porque foram apanhados em um bordel zombando dos torcedores por gastarem demais com camisas da equipe e classificando como "mocreias" as mulheres da cidade.
O proprietário, Mike Ashley, é um dos homens mais ricos do Reino Unido graças à sua empresa de roupas esportivas, mas, em 2007, por não ter conseguido comprar o Tottenham, time pelo qual torce, terminou comprando o Newcastle quase por capricho e, mais tarde, admitiu, em raro pronunciamento público, que não sabia que o time tinha dívidas de quase 100 milhões de libras.
Ainda que inicialmente popular entre os torcedores, sua maneira de dirigir o time rapidamente o tornou tão detestado que ele deixou de comparecer aos jogos por medo de ser agredido. Neste ano, quando vendeu os quatro jogadores favoritos da torcida -Andy Carroll, Joey Barton, Kevin Nolan e José Enrique-, foi acusado de tentar destruir o clube por vingança. Muitos apostavam que o Newcastle seria rebaixado nesta temporada. Mas Ashley parece destinado a rir por último. O Newcastle está em terceiro lugar na Premier League e é o único clube invicto além do Manchester City.
A transformação do City de uma equipe retranqueira em um time de acrobáticos goleadores é a outra surpresa. Invertendo o acontecido na temporada passada, a defesa é o componente que parece mais vulnerável no time.
Já o Newcastle tem a defesa mais sólida da liga, um desdobramento extraordinário para um time conhecido pelos ridículos gols que sofre. Uma das chaves para a melhora do time é o zagueiro argentino Fabricio Coloccini. Quando chegou ao clube, seu desempenho era tão ruim que alguns torcedores o apelidaram de "O Palhaço". Agora, ele é a personificação da solidez. Sua virada pode inspirar um jogador que já parece ter sido inspirado pelo seu corte de cabelo: sim, David Luiz poderá um dia se tornar um defensor confiável no Chelsea.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Texto Anterior: Suécia anuncia jogo com a seleção em 2012
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.