São Paulo, terça-feira, 09 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CORTE DA POLÊMICA

mai.91 - Uma decisão do tribunal muda o rumo do Brasileiro. No jogo entre Fluminense e Botafogo, um tumulto provoca invasão de campo no estádio das Laranjeiras. Alegando que quem provocou os incidentes foram os botafoguenses, o STJD dá os pontos para o Fluminense, o dono do estádio. Com a decisão, o time vai às semifinais.

dez.94 - Na final do Nacional, entre Palmeiras e Corinthians, o tribunal concede efeito suspensivo para o palmeirense Edmundo. O jogador foi liberado para atuar mesmo tendo recebido uma suspensão de 40 dias. O tribunal, assim, permitiu que o atleta, responsável principal de uma briga generalizada entre são-paulinos e palmeirenses, pudesse jogar.

jun.97 - Em um dos grandes recuos da sua história, o STJD beneficia o Atlético-PR. O time, envolvido em um escândalo de arbitragem, teve sua suspensão de 360 dias revogada pelo tribunal. A decisão foi o estopim para a virada de mesa do Brasileiro-97, que "içou" Fluminense e Bahia da segunda divisão.

nov.99 - No tribunal começa a maior confusão na história do Brasileiro. O STJD dá razão para Botafogo e Inter e pune o São Paulo, que escalou Sandro Hiroshi de forma irregular. Com isso, o Gama é rebaixado para a Série B e dá início à batalha jurídica que criou a Copa JH.

jul.00 - Em uma decisão polêmica, absolve Athirson, do Flamengo. O jogador era acusado de doping em um jogo da Copa do Brasil. Athirson foi inocentado apesar de três amostras da sua urina constatarem a presença da substância femproporex. O STJD usou provas cedidas pelo próprio Flamengo para não punir o atleta.

dez.00 - Cria uma grande confusão envolvendo o São Caetano. Primeiro, o tribunal, que estaria em recesso, convocou uma sessão especial em que seis jogadores do time do ABC seriam julgados. Depois, absolveu todos os atletas da equipe, inclusive o artilheiro Adhemar, que foi expulso três vezes na JH.



Texto Anterior: Família poderosa: Clã dos Zveiter ganha força no tapetão
Próximo Texto: Futebol: CPI acha brecha para usar dados de quebra de sigilos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.