São Paulo, terça-feira, 09 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Inútil bola de cristal

JOSÉ ROBERTO TORERO
COLUNISTA DA FOLHA

Meu caro leitor, confesso que tentei e fracassei. Falhei ao tentar adivinhar o futuro. Daniel, Ezequiel, Isaías, Aleister Crowley, Nostradamus e mãe Dinah agora têm o meu respeito e consideração, pois admito, resignado, que nem todos possuem o verdadeiro dom da profecia.
É bem verdade que consegui uma unanimidade, pois não acertei uma única previsão, e isso também tem lá sua dificuldade. Mas não quero me apoiar em sofismas. Vejamos os meus erros.
O Araçatuba de Garrinchinha não foi o campeão paulista, o Madureira não venceu o Estadual do Rio, e o América não levou em Minas. O Guarani de Cruz Alta, o Pato Branco, o Itapipoca e o Íbis também não levantaram taças no Rio Grande do Sul, Paraná, Ceará e Pernambuco.
Falhei feio também na previsão do campeão nacional: não deu para a Lusa mais uma vez. Desconfio que passei da conta ao dizer que Pedro Paulo Diniz seria o piloto campeão da F-1.
É claro que foram palpites um tanto ilógicos. O leitor pode pensar que fiz tais previsões para zombar da futurologia esportiva. Porém ocorreram coisas mais ilógicas que minhas previsões.
O leitor Herbert Lopes de Oliveira notou situações que fugiram do convencional: a Alemanha foi campeã mundial de sumô, a França foi considerada o país do futebol, o Brasil teve o tenista número um do planeta, um brasileiro venceu na Indy, a Espanha levou o título máximo do futsal, o São Caetano chegou à final do Brasileiro e o Adhemar foi o artilheiro do torneio.
Até na política tivemos uma inversão da ordem natural das coisas: as nossas eleições, informatizadas, transcorreram na maior naturalidade e seu resultado foi anunciado de modo rápido e preciso, enquanto a dos norte-americanos, feita com duvidosos sistemas de voto manual, ficou pendente por semanas. Mesmo com tantas coisas esquisitas acontecendo, não acertei uma mísera previsão. Se tivesse que ganhar a vida como vidente, estaria perdido. Ou, pelo menos, mais magro. O que não seria de todo mau.
Após o fracasso, resolvi voltar aos braços da fria lógica. Para 2001 minhas previsões são: Palmeiras no Rio-São Paulo, Cruzeiro na Sul-Minas, Sport na Copa Nordeste, Goiás na Copa Centro-Oeste e Nacional na Copa Norte.
No Estadual do Rio sou Vasco. Em Minas, deve dar Cruzeiro, no Gaúcho, Grêmio, no pernambucano, Sport, e no Baiano, Bahia.
No Paulista, com licença da coerência, aposto no Santos.
Sei que são previsões um tanto óbvias, mas já estou cansado de errar. Mas não pararei por aqui.
Digo que o campeão mundial de F-1 não será Rubinho, o da Indy não será um japonês. Além disso, Guga será o melhor tenista brasileiro, a Davis não será conquistada pela Etiópia. E será descoberta alguma falcatrua num grande clube brasileiro.
Vejo ainda em minha bola de cristal que o Corinthians viverá um momento de crise. A Lusa jogará bem, mas não ganhará títulos. Souza terá uma temporada irregular, Dodô será vaiado pela torcida em um jogo, mas em outro fará um golaço, veremos inúmeras matérias sobre a volta de Ronaldinho e seu joelho, Rogério Ceni fará um gol de falta, Júnior Baiano fará alguma besteira, Rincón brigará com alguém, Felipão discutirá com algum dirigente, Edmundo criará caso com um companheiro de equipe, Marcelo Ramos fará um gol no Palmeiras, o Flamengo trocará de técnico, alguns presidentes de clube lutarão contra sua quebra de sigilo bancário e Eurico Miranda arrumará alguma confusão.
Enfim, espero acertar alguma coisa. No final do ano, você pode me cobrar.

Os leitores Rafael Alves, Fernando e Fabiano Dauwe tiveram a mesma idéia: fazer uma seleção com atletas de nomes terminados em "son". Misturando, ela ficou assim: Wellerson (ex-Flu); Clébson (Vasco), Adílson (Corinthians), Edmílson (São Paulo) e Athirson (ex-Fla); Anderson (Santos), Arilson (ex-Grêmio), Richardson (ex-Vasco) e Arinélson (ex-Flu); Edílson (Flamengo) e Denílson (ex-São Paulo). Uma seleção que promete fazer frisson.

E-mail: torero@uol.com.br



Texto Anterior: Motociclismo: Mundial de 250 cc terá mulher em 2001
Próximo Texto: Panorâmica - Futebol: Atacante Rodrigão volta ao Santos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.