São Paulo, sexta-feira, 09 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jogador ainda fará recuperação física antes de retomar treinos na Inter

Ronaldo é liberado para voltar ao futebol

CLÁUDIA ASSEF
DE PARIS

O atacante Ronaldo, 24, ouviu ontem em Paris uma frase que desde 1996 passou a ser rotineira em sua carreira como jogador. Poderia ser um elogio por mais um gol marcado, mas foi a confirmação dada por um médico, no caso o francês Gérard Saillant, de que está clinicamente curado.
Dessa vez, foi analisada a recuperação de Ronaldo após sua última cirurgia no joelho direito, feita em 13 de abril do ano passado.
Um dia antes, sua volta aos gramados após quase cinco meses durara seis minutos e fora interrompida por nova contusão no joelho direito. Em 30 de novembro de 1999, o atacante já havia sido operado no mesmo local.
Segundo o assessor de imprensa do jogador, Rodrigo Paiva, o atleta retornará ao Rio para começar sua recuperação física, que deverá durar um mês. Só depois disso, é que ele retomará os treinos com a Inter de Milão (Itália) e definirá sua volta aos gramados.
Ronaldo já viajaria ontem mesmo da capital francesa para a Itália, após ter feito a consulta no hospital Pitié-Salpêtrière, e talvez, em seguida, para o Brasil.
""Tudo foi muito bem", disse o atacante, ao deixar o hospital. ""Clinicamente, estou curado e, com os médicos, estabelecemos um programa de um mês de treinamento específico, encaminhando a recuperação da força e da velocidade", completou.
Antes de retomar os treinos na Inter, é possível que o atleta ainda volte a ser examinado em Paris.
O diagnóstico do médico, que foi o responsável pela duas cirurgias do jogador, foi emitido em um comunicado. A ida do brasileiro ao hospital, em um bairro chique de Paris, obrigou os seguranças a bloquear a entrada do setor de urgência, onde Saillant atende seus pacientes.
Ronaldo chegou ao hospital acompanhado do fisioterapeuta Nilton Petrone e do médico da Inter de Milão, Franco Combi.
Enquanto o marido viajava para a França para ser examinado por Saillant, Milene Domingues foi ao Morumbi para assistir à final do Rio-São Paulo, em que o São Paulo bateu o Botafogo por 2 a 1.
Sem saber o resultado do exame na França, ela até já definiu um prazo para a volta de Ronaldo ao futebol, o que o atacante evitou fazer. Segundo Milene, o retorno deverá acontecer em abril.
Casada com Ronaldo desde o final de 1999, Milene perdeu recentemente o filho que esperava, que seria o segundo do casal.
O primeiro, Ronald, nasceu em 2000, pouco antes da lesão que motivou a nova cirurgia do pai.
Eleito duas vezes seguidas o melhor jogador do mundo, Ronaldo também coleciona outras dramas na carreira além da duas recentes operações no joelho direito.
Em 1996, quando jogava na Holanda, o atleta já havia sofrido a primeira cirurgia no local.
Antes da final da Copa de 1998, contra a França, ele teve uma crise nervosa, mas acabou participando da derrota de 3 a 0 do Brasil.



Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Futebol: Romário é garantido na Copa e ataca ex-técnicos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.