São Paulo, terça-feira, 09 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÔLEI

A maratona de jogos


Inchada, a Superliga masculina tem submetido os times a uma maratona de jogos, o que pode afetar a qualidade do torneio


CIDA SANTOS
COLUNISTA DA FOLHA

NÃO ESTÁ fácil a vida dos jogadores da Superliga masculina de vôlei. Com 17 clubes, o torneio ficou inchado, e os atletas encaram uma maratona de jogos.
Exemplo: no período de 17 dias, entre 18 de fevereiro e 6 de março, o time do Pinheiros disputou oito duelos, média de um a cada dois dias.
Para piorar, os atletas tiveram que enfrentar aeroportos. Desses oito jogos, quatro foram na casa dos rivais: Brasília, Cuiabá, Blumenau e Florianópolis. Com todo esse desgaste físico, os jogadores ficam mais sujeitos a lesões, e a qualidade técnica do campeonato fica ameaçada.
Resta cornetar os dirigentes da confederação de vôlei para repensarem o número de clubes da próxima Superliga. Assim, não dá. No feminino, que reúne 13 clubes, a tabela está um pouco menos desgastante.
Nesta reta final da primeira fase da Superliga, alguns favoritos que tiveram início irregular, como Pinheiros e Sesi, estão se acertando. O Pinheiros só agora tem o time completo. Em grande parte do torneio, sofreu com os desfalques de Giba, Rodrigão, Gustavo e Marcelinho.
Na última rodada, o Pinheiros bateu o líder Cruzeiro. O que mais impressionou foi o bloqueio. Foram 18 pontos no fundamento. As bolas do fundo pelo meio de Giba e Roca também estavam perfeitas. O time, que nos dez jogos do returno só perdeu dois, já subiu para o terceiro lugar.
O Sesi, de Murilo e Sidão, viveu dias difíceis no primeiro turno. Perdeu jogos nos quais era favorito, como os contra o Araçatuba e o Araraquara. No returno, em dez partidas, só perdeu uma. Ganhou até do vice- -líder Florianópolis. Está ficando legal a Superliga. Difícil acertar quem será o campeão.
No feminino, o Osasco reconquistou a liderança ao vencer o Pinheiros com grande atuação da atacante Natália. Agora é ficar de olho no jogo de quinta entre Osasco e São Caetano, de Mari, Scheila e Fofão, que ainda não se acertou na Superliga.
Para encerrar, uma boa notícia do ponteiro Dante. No Twitter, ele escreveu: "Agora que meu filho está se recuperando, estarei de volta à briga pelas vagas na seleção brasileira".

EUROPEU 1
Semana de decisão na Liga dos Campeões da Europa. O Trentino, de Rapha e Leandro Vissotto, enfrenta hoje o Resovia, da Polônia, e precisa vencer um set para ganhar vaga na fase final. Já o Dínamo Moscou, do Dante, precisa ganhar dois sets amanhã do Olympiacos, da Grécia, para se classificar.

EUROPEU 2
O Odintsovo, de Paula Pequeno e Walewska, tem dura missão para ir à fase final da Liga dos Campeões. Precisa vencer o Fenerbahce, da Turquia, por 3 a 0, pois perdeu o primeiro jogo por esse placar, e terá que fazer as contas dos sets e dos pontos assinalados nos dois jogos.

cidasan@uol.com.br


Texto Anterior: Brasileiro-2010: CBF divulga tabela de jogos da competição
Próximo Texto: Nova pontuação mudaria cinco campeões da F-1
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.