São Paulo, domingo, 09 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AUTOMOBILISMO

Etapa de abertura é às 13h, em Interlagos

Inspirada na F-1 e na Nascar, Stock Car larga para sua 28ª temporada

DA REPORTAGEM LOCAL

A Stock Car abre hoje sua 28ª temporada, às 13h, em Interlagos, com três grandes novidades.
A primeira, inspirada na Nascar (a categoria de turismo dos EUA), foi a criação de um sistema de playoffs para definir o campeonato.
Os pilotos marcam pontos até a oitava corrida. A partir daí, apenas os dez melhores continuam na disputa pelo título nas quatro provas restantes -mesmo fora da competição, os demais pilotos participam das corridas restantes.
Os pontos são então zerados, e os dez mais bem colocados recebem uma pontuação para iniciar os playoffs, que varia de acordo com a colocação no campeonato.
O sistema já provoca algumas polêmicas. O maior opositor é Giuliano Losacco, atual bicampeão da categoria. Sua justificativa é simples: caso tivesse sido utilizado no ano passado, ele não teria conseguido ser campeão.
"Há muita gente boa com chances de ganhar o campeonato nesta temporada, talvez uns 15 ou 20 pilotos", declarou Losacco.
A outra novidade é a entrada da Volkswagen na categoria. Monomarca até 2004, no ano passado a Stock viu a chegada da Mitsubishi para acompanhar a Chevrolet.
E, por fim, o novo sistema de classificação. Com base na F-1, a Stock também introduziu os mata-matas. A diferença é que os carros são divididos em apenas dois grupos e somente os dez mais velozes disputam a pole, em sessão única que dura dez minutos.
Ontem, Felipe Maluhy cravou a pole com 1min39s467. Cacá Bueno completa a primeira fila.

NA TV - Sportv, ao vivo, a partir das 13h

Texto Anterior: O Personagem: Minuzzi supera cirurgia cardíaca e cresce na rede
Próximo Texto: Panorâmica - Automobilismo: Champ Car começa com três brasileiros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.