São Paulo, quarta-feira, 09 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Natação diz que não bane maiô "high-tech"

Fina ignora queixas e só veta novo bloco de partida

DA REPORTAGEM LOCAL

A Fina (Federação Internacional de Natação) reiterou ontem que não irá banir o LZR Racer, maiô da Speedo que vestiu 18 dos 19 recordes mundiais batidos nas últimas semanas.
A cúpula da entidade está reunida em Manchester, onde acontece o Mundial de piscina curta, que começa hoje.
A indumentária desagradou a dirigentes e fabricantes. Canadá e Itália proibiram seu uso em suas seletivas olímpicas. A alegação é que a vestimenta fere o artigo 5.6 do regulamento da Fina, que determina que os fabricantes disponibilizem o maiô a todos os atletas.
O LZR Racer também recebeu críticas de concorrentes. No sábado, a Fina terá encontro com os fabricantes -Arena, Diana, Nike e Adidas, além de Speedo, vão participar. "Essa reunião não é por causa disso [críticas]. Ela já havia sido marcada. É só coincidência", disse a Fina, por e-mail. "Ela será para revisar os procedimentos para a aprovação de maiôs."
A federação divulgou que seus procedimentos são "muito rigorosos" e que o LZR Racer passou por "série de testes".
Mas a Itália trata a vestimenta como algo ilícito. "Estamos escolhendo um caminho perigoso, que remove o aspecto puro da competição esportiva e põe em evidência outros fatores. A natação sempre se baseou na habilidade do atleta. Agora, há doping tecnológico", afirmou Alberto Castagnetti, técnico da seleção italiana.
Ontem, a Fina também adiou a introdução de novos blocos de partida para depois da Olimpíada de Pequim, em agosto.
O novo artefato possui um degrau de apoio, semelhante ao do atletismo, dando maior impulsão ao atleta na partida. Países como Austrália e EUA reclamavam que o período de adaptação à mudança seria muito curto até a Olimpíada.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Buenos Aires prevê evento sem incidentes
Próximo Texto: Rebeldia dizima o São Paulo no Chile
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.