São Paulo, sexta-feira, 09 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Massa corre em Istambul com mudanças no clima e no carro

Será 1ª vez que GP, que mudou de data, é disputado sem ajuda eletrônica

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A ISTAMBUL

Nem o próprio Felipe Massa sabe explicar ao certo porque se dá tão bem na Turquia. Inaugurado em 2005, o Istambul Park é o circuito em que o ferrarista tem o melhor aproveitamento.
Venceu as duas últimas edições, largando da pole. Dos 30 pontos em disputa na pista projetada por Hermann Tilke, abocanhou 67% deles -seu segundo melhor desempenho é no Bahrein, onde acumula 44%.
Mas a partir de hoje, com os primeiros treinos livres para a quinta corrida do Mundial de F-1, o brasileiro terá pela frente um cenário um pouco diferente das últimas temporadas.
A primeira mudança é o frio. Como o GP turco sempre foi disputado no final de agosto, verão no hemisfério norte, a temperatura sempre foi alta. Agora, porém, a previsão indica que a máxima até domingo não deve passar dos 17C -no ano passado, chegou a 36C.
A segunda novidade é que pela primeira vez os pilotos correrão na Turquia sem o controle de tração. Apesar de ter mais curvas de alta, o circuito conta com curvas de baixa velocidade, justamente onde a falta da eletrônica é mais sentida.
Mas nada disso, porém, parece incomodar Massa, que ocupa o quarto lugar no Mundial.
"Não me preocupo com nada disso", disse o ferrarista. "Ganhei no Bahrein de novo, e neste ano sem controle de tração. O problema maior é se houver alguma ondulação na pista nas curvas de baixa, porque aí qualquer erro pode custar uma escapada e não há mais a ajuda eletrônica para corrigir isso."
A temperatura mais baixa também não preocupa Massa, apesar de os pneus serem os mesmos usados em Istambul no ano passado, quando estava cerca de 20C mais quente.
"Vai estar mais frio, mas vai ser assim para todo mundo. O importante vai ser conseguir o acerto correto para o carro com a temperatura que estiver", afirmou o ferrarista. "Precisamos andar primeiro na pista para ver o que vai acontecer."
A maior preocupação dos pilotos é que, com as baixas temperaturas, haja muito esfarelamento da especificação mais macia dos compostos. E com os pneus mais duros, pode haver problemas de aquecimento.
Mais um motivo de dúvida, a meteorologia prevê chuva no segundo treino livre de hoje.


NA TV - GP da Turquia - treino livre
Sportv, ao vivo, às 8h



Texto Anterior: Pan forja um Brasil potência no hipismo
Próximo Texto: Aprovado: Kovalainen volta após batida
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.