|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Massa corre em Istambul com mudanças no clima e no carro
Será 1ª vez que GP, que mudou de data, é disputado sem ajuda eletrônica
TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A ISTAMBUL
Nem o próprio Felipe Massa
sabe explicar ao certo porque se
dá tão bem na Turquia. Inaugurado em 2005, o Istambul Park
é o circuito em que o ferrarista
tem o melhor aproveitamento.
Venceu as duas últimas edições, largando da pole. Dos 30
pontos em disputa na pista projetada por Hermann Tilke, abocanhou 67% deles -seu segundo melhor desempenho é no
Bahrein, onde acumula 44%.
Mas a partir de hoje, com os
primeiros treinos livres para a
quinta corrida do Mundial de
F-1, o brasileiro terá pela frente
um cenário um pouco diferente
das últimas temporadas.
A primeira mudança é o frio.
Como o GP turco sempre foi
disputado no final de agosto,
verão no hemisfério norte, a
temperatura sempre foi alta.
Agora, porém, a previsão indica
que a máxima até domingo não
deve passar dos 17C -no ano
passado, chegou a 36C.
A segunda novidade é que pela primeira vez os pilotos correrão na Turquia sem o controle
de tração. Apesar de ter mais
curvas de alta, o circuito conta
com curvas de baixa velocidade, justamente onde a falta da
eletrônica é mais sentida.
Mas nada disso, porém, parece incomodar Massa, que ocupa o quarto lugar no Mundial.
"Não me preocupo com nada
disso", disse o ferrarista. "Ganhei no Bahrein de novo, e neste ano sem controle de tração.
O problema maior é se houver
alguma ondulação na pista nas
curvas de baixa, porque aí qualquer erro pode custar uma escapada e não há mais a ajuda
eletrônica para corrigir isso."
A temperatura mais baixa
também não preocupa Massa,
apesar de os pneus serem os
mesmos usados em Istambul
no ano passado, quando estava
cerca de 20C mais quente.
"Vai estar mais frio, mas vai
ser assim para todo mundo. O
importante vai ser conseguir o
acerto correto para o carro com
a temperatura que estiver",
afirmou o ferrarista. "Precisamos andar primeiro na pista
para ver o que vai acontecer."
A maior preocupação dos pilotos é que, com as baixas temperaturas, haja muito esfarelamento da especificação mais
macia dos compostos. E com os
pneus mais duros, pode haver
problemas de aquecimento.
Mais um motivo de dúvida, a
meteorologia prevê chuva no
segundo treino livre de hoje.
NA TV - GP da Turquia - treino livre
Sportv, ao vivo, às 8h
Texto Anterior: Pan forja um Brasil potência no hipismo Próximo Texto: Aprovado: Kovalainen volta após batida Índice
|