São Paulo, sábado, 9 de maio de 1998

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STOP & GO
Talvez o mais chato

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
De Barcelona, há pouco o que falar. O GP da Espanha é sério candidato ao título de mais chato do ano. Schumacher, mesmo com o tal escapamento inovador, não tem mais de onde tirar desempenho.
O intervalo para os McLaren é responsabilidade da Goodyear e também do sistema de regeneração de potência do motor Mercedes, que ninguém confirma ou mesmo nega existir. E existe.
O passeio já era previsto. O papel de Schumacher, ele mesmo confirma, será repetir Imola. Ficar na cola dos adversários, aproveitar um erro e garantir um pódio.
Uma terceira colocação amanhã e duas vitórias obrigatórias, em Mônaco e Montreal, que o próprio alemão aguarda, deixariam o campeonato no mesmo patamar atual até, pelo menos, a sua metade.
Um bom prazo para a Ferrari e a Goodyear tentarem um desenvolvimento do conjunto e também para minar a condição psicológica dos pilotos da McLaren, único flanco eventualmente vulnerável da equipe inglesa.
Não há disputa dentro da McLaren. Desde Jerez, está mais do que claro que Hakkinen é o primeiro piloto, sabe-se lá por qual motivo.
A vitória de Coulthard, em Imola, somado ao abandono do companheiro, acalmou os ânimos. Mas a cobrança do escocês virá no momento em que ele sentir ter mais condições do que o companheiro.
Sobre o Rio, aparentemente, há muito o que falar. A distância, porém, impede uma análise mais profunda.
Era óbvio que alguma coisa não daria certo após dois anos de vistas grossas.
A Cart paga o preço da imaturidade. Afinal, ainda dá seus primeiros passos rumo à internacionalização.
Talvez não sabe que o país de Emerson Fittipaldi e companhia vive e trabalha sob um estúpido regime de faroeste.

NOTAS

TV 1
O canal a cabo Fox, detentor dos direitos da F-1 nos EUA, está filmando comerciais com pilotos para promover a categoria no país, que pode voltar a ter um GP em 99.

TV 2
O comercial da Globo está promovendo em Barcelona sua tradicional boca livre para patrocinadores, com direito a Mercedes com motorista para cada um dos convidados.

TV 3
Espanhol sabe tanto de F-1 como os brasileiros de rali. Na publicidade da transmissão digital, a foto principal é de um pit stop da Indy.

TV 4
A proibição das asas laterais provocou comentário irado de um diretor da Tyrrell, equipe que as criou em 97: "Dizem que é perigoso, porque pode se soltar e ferir alguém. Se é assim, deveriam retirar também as câmeras de bordo".



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