São Paulo, sábado, 09 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O Datafolha no Brasileiro

Clubes paulistas viram soberanos na marcação

Quatro grandes estão entre os top 7 nos desarmes

DA REPORTAGEM LOCAL

Não é por acaso que o futebol paulista produz boa parte dos jogos menos artilheiros do Brasileiro-07. Os grandes do Estado aprofundam nesta edição o "estilo gaúcho", de muita marcação, que já foi ensaiado na temporada passada.
Palmeiras, Santos e São Paulo são os três times que mais desarmam na competição. O Corinthians é o sétimo. Nunca nesta década os quatro grandes de SP ficaram ao mesmo tempo entre os top 10 no fundamento.
Em 2001, somente o Santos, ainda assim na sexta posição, figurou entre os dez com mais desarmes -depois dele, o melhor foi o Corinthians, numa modesta 15ª posição.
Os paulistas têm média de 133 desarmes por partida, ou 12 a mais do que a competição como um todo até o momento.
O ranking de gols sofridos, no entanto, mostra que, para resultados efetivos, a marcação leal dos clubes de SP precisa ser somada a um bom número de faltas cometidas.
O São Paulo é o quarto mais faltoso, e o Corinthians, o quinto. Os dois têm a defesa menos vazada do Nacional, com apenas um gol sofrido cada um.
O Palmeiras, por seu lado, é o time menos faltoso. E o Santos é o sexto mais leal. Nenhum dos dois consegue lugar entre as dez defesas mais eficientes.
Enquanto os paulistas marcam muito e protagonizam jogos chatos, o futebol fluminense, com bons resultados até aqui, tem defesas frouxas. Dos quatro grandes do Estado, o Fluminense é o único que não está entre os cinco times de menos desarmes do Brasileiro.


Texto Anterior: José Geraldo Couto: O sono de Jan
Próximo Texto: Quinta rodada esquenta, mas só o sábado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.