São Paulo, sexta-feira, 09 de agosto de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Multa...
O Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional, ligado ao Banco Central, negou provimento ao recurso do Internacional, que se defendia da condenação ao pagamento de cerca de R$ 7,2 milhões por ter infringido a legislação na transferência de 16 atletas.

...pesada
Segundo a decisão, publicada no "Diário Oficial" da União no último dia 2, a cobrança do Banco Central e do Ministério da Fazenda deve-se ao fato de que os recursos, pagos em moeda estrangeira, não teriam tramitado em instituições credenciadas. "Restaram materializadas irregularidades", diz o acórdão.

Sem acordo
José Luiz Portella, secretário-executivo do Ministério do Esporte, desmentiu ontem Nabi Abi Chedid. Disse que nunca fez acordo com o vice da CBF sobre a publicação ou não da "MP da Moralização". "Nem com ele nem com o Fábio Koff."

Desentendido
Portella disse ainda ter ficado surpreso com o fato de o presidente do C13 ter dito que a MP não traz novidade. "É a única lei que equipara o futebol a qualquer outra atividade comercial."

Pressão
O Ministério Público do Rio fechará o cerco aos clubes do Estado. Quer que os times cariocas recolham imposto sobre o direito de imagem pago aos jogadores. Se não houver acordo, ameaça abrir ação civil pública.

Ausência
Ricardo Teixeira não compareceu a reunião da Sul-Americana, no Paraguai. Segundo assessores, porque estava doente.

Sofrido
A provocação entre flamenguistas e fluminenses no lançamento do Nacional teve como tema Romário. O presidente David Fischel vangloriava-se de ter levado o atacante "de graça" (dinheiro de patrocinador), enquanto o resignado vice da Gávea, Walter Oaquim, respondia: "A mais do que vocês, nós oferecíamos uma dívida de milhões".

Sopra...
Reunidos na presidência do Corinthians, Alberto Dualib e Antonio Roque Citadini receberam "meia boa" notícia ontem à tarde. A FPF vai fazer tudo para impedir que o São Paulo deposite a multa rescisória (R$ 2 mi) do contrato de Ricardinho.

...e morde
Mas o presidente da entidade, Eduardo José Farah, nada poderá fazer se o próprio jogador buscar o TJD para fazer o depósito e deixar o clube do Parque São Jorge, que se calou sobre o caso FPF-Balsimelli.

Alívio
A intenção de Farah aliviou o clima no clube, que ontem recebeu péssima notícia. O Leeds United, que teria interesse em Ricardinho, anunciou a contratação de outro meia, Nick Barmby, ex-Liverpool.

Cofrinho
Para deixar menos vazios os caixas do clube, que sofreu com a quebra da ISL e com a saída de alguns jogadores, o Grêmio está fechando pequenas parcerias. Ontem foi a fez de uma multinacional do ramo de alimentos acertar a venda exclusiva de seus produtos dentro do estádio Olímpico e em um dos centros de treinamento do clube.

Quem espera ...
Kleberson não foi inscrito pelo Atlético-PR e está fora da estréia do Campeonato Brasileiro, domingo, contra o Guarani. Apesar de ter sido sondado por alguns times europeus, o meia, destaque da seleção pentacampeã mundial, continua treinando em Curitiba à espera de uma proposta oficial.

Transferência
Uma das estrelas do Chêne Aubonne, time da sétima divisão da Suíça, Michael Schumacher passará a conviver com colegas mais gabaritados. Foi convidado pelo Modena, da primeira divisão italiana, para treinar no clube e disputar alguns jogos beneficentes. Aceitou na hora.

E-mail:
painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

Do meia Ricardinho sobre as declarações do presidente do São Paulo, Marcelo Portugal Gouvêa, que afirmou já ter acertado um contrato com o jogador corintiano:
- Qualquer assunto que se refira ao meu futuro profissional tem que sair da minha boca. Quem define as minhas coisas sou eu. Liguem para mim.

CONTRA-ATAQUE

Inimigo íntimo

Com quase 2.000 atletas de 14 países em quatro cidades-sedes (Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Belém), os Jogos Sul-Americanos, realizados pela primeira vez no Brasil, trouxeram uma miscelânea de competidores, com diferentes status.
Alguns atletas competem nos Jogos como profissionais de renome. É o caso da seleção brasileira de futsal, que conta com estrelas como Manoel Tobias, Índio e Fininho.
No handebol masculino e feminino, as equipes também estão participando da competição com suas equipes principais.
Em alguns esportes, porém, os atletas são amadores ou ainda não chegaram ao adulto. É o caso do atletismo, da natação, do nado sincronizado e do tênis, que contam com juvenis.
No tênis, disputado no clube Espéria, em São Paulo, um fato inusitado aconteceu no torneio de duplas. Os paraguaios Ricardo Gorostiaga e Gustavo Ramírez brigaram antes do jogo e se recusaram a atuar juntos.
Mauricio Estivares e Alberto Sottocorno, da Bolívia, ganharam, de bandeja, a vaga por WO.



Próximo Texto: Acordo extingue, de novo, Torneio Rio-SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.