São Paulo, domingo, 9 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Time completa 14 mil km de viagens e teme cansaço contra Vitória
Maratona de jogos e vôos preocupa equipe do Santos

FAUSTO SIQUEIRA
da Agência Folha, em Santos

LUIZ FRANCISCO
da Agência Folha, em Salvador

Os jogadores do Santos acreditam que a maratona de viagens e os transtornos por que passaram nos últimos dias afetarão o desempenho do time hoje contra o Vitória, em Salvador, pelo Brasileiro.
Ao retornar da Bahia após a partida, o time terá percorrido em oito dias quase 14 mil quilômetros -em viagens de avião, ida e volta- para disputar três partidas consecutivas fora de casa, pelo Brasileiro e pela Copa Conmebol.
A distância equivale a quase duas vezes a extensão do litoral brasileiro (7.408 quilômetros), do Rio Grande do Sul ao Amapá.
Na última quinta, a equipe deixou Quito -onde empatou com a Liga Deportiva (2 a 2), pela Copa Conmebol- às 21h (horário brasileiro). O avião pousou no aeroporto de Guarulhos (SP) às 15h40 de sexta, devido a uma pane no sistema hidráulico da aeronave.
O problema exigiu que o comandante do avião fizesse uma escala não prevista em Santa Cruz de La Sierra (Bolívia), onde os passageiros permaneceram por oito horas até que o reparo fosse concluído.
Na ida para o Equador, o avião também teve problemas e o embarque acabou retardado em sete horas. O time só chegou a Quito na madrugada do dia do jogo.
"Passamos praticamente 24 horas sentados na volta, sem dormir direito, sem nos alimentarmos direito. O torcedor não quer saber, mas é claro que isso vai prejudicar (no jogo contra o Vitória)", afirmou o zagueiro Sandro.
Mas, para o técnico Leão, o que preocupa é a apatia que tomou conta do time nos primeiros tempos das três últimas partidas.
Contra Atlético-PR (1 a 1), Cruzeiro (vitória por 2 a 1), pelo Brasileiro, e Liga Deportiva, o Santos começou perdendo o jogo.
"Precisamos melhorar nossa condição coletiva, porque estamos deixando os adversários jogar nos primeiros 20 ou 30 minutos", afirmou o treinador.
Leão confirmou a estréia do volante Narciso, que cumpria quatro jogos de suspensão por expulsão na Copa do Brasil e acabou de renovar seu contrato por dois anos. Marcos Basílio vai para a reserva.
O zagueiro Sandro, que discutiu com companheiros no jogo contra a Liga Desportiva e foi substituído, pode ficar de fora. No ataque, Adiel e Alessandro disputam a vaga para jogar ao lado de Viola.
Com apenas três pontos ganhos, o Vitória precisa derrotar o Santos para não se distanciar muito dos primeiros colocados. O regulamento prevê que apenas oito equipes passem para a próxima fase.
"Jogamos com apoio da torcida e temos de determinar o ritmo da partida", disse o zagueiro Flávio.
A diretoria do clube solicitou à Federação Baiana de Futebol 15 mil ingressos para o jogo de hoje à tarde. Os ingressos começaram a ser vendidos na última sexta-feira.
O último jogo entre Vitória e Santos aconteceu em novembro de 97, em Salvador. Válido pelo Brasileiro, a partida terminou com a vitória do time baiano por 2 a 0.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.