São Paulo, quarta-feira, 09 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por Pierre, Palmeiras "perde" Diego Souza

Clube cederá à parceira lucro na venda do meia

MARTÍN FERNANDEZ
DA REPORTAGEM LOCAL

EDUARDO ARRUDA DO PAINEL FC O Palmeiras não gastou, mas comprometeu receitas futuras para recomprar o volante Pierre da Traffic. Segundo a Folha apurou, o clube abriu mão de 20% sobre o lucro de uma eventual venda de Diego Souza e pode repassar à parceira parte da cota dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de 2010. O clube nega, mas diretores apresentam versões conflitantes sobre o caso.
Há três semanas, as diretorias de Palmeiras e Traffic anunciaram, em entrevista coletiva, que não venderiam nenhum jogador da equipe até o final do ano. Os mais assediados pelos clubes europeus eram o volante Pierre e os meias Diego Souza e Cleiton Xavier, todos da Traffic.
A empresa concordou em não vender os meias, mas estava inclinada a negociar Pierre, que tinha proposta do futebol árabe. Para não perder o camisa 5, o Palmeiras o comprou.
Os valores e a forma de pagamento não foram divulgados na ocasião. Mas duas pessoas confirmaram que, para ter Pierre, o Palmeiras abriu mão do lucro que teria com a venda de seu camisa 7, convocado nesta semana para a seleção.
No início do ano passado, a Traffic pagou 4 milhões por Diego Souza. Se o jogador fosse vendido por 9 milhões (preço que a diretoria e a Traffic consideram que ele vale), o lucro seria de 5 milhões. Desse valor, o Palmeiras teria direito a 20% ( 1 milhão).
Para completar a compra de Pierre, é possível que o Palmeiras ainda tenha de ceder parte do dinheiro que receberá pela venda dos direitos de TV do Brasileiro do ano que vem.
Diretores do clube apresentam discursos contraditórios sobre a compra de Pierre.
O vice de futebol Gilberto Cipullo garantiu que o Palmeiras vai tirar dinheiro do cofre para pagar a Traffic. "Não posso divulgar valores nem condições de pagamento, mas posso afirmar com absoluta segurança que não há porcentual sobre o lucro da venda do Diego nisso", declarou. "Sobre cotas de TV, só o financeiro pode falar."
O diretor financeiro Fábio Raiola deu uma versão diferente. "A operação de compra do Pierre não complica o caixa do Palmeiras, não há dinheiro envolvido, e sim uma troca", garantiu. "Mas isso só diz respeito ao clube e à Traffic."
O presidente da Traffic, Julio Mariz, afirmou que "o contrato não permite a revelação de detalhes" e acrescentou que a situação de Diego Souza não mudou. "O Palmeiras segue como vitrine normal", disse.
A empresa é dona de 12 jogadores do Palmeiras: os laterais Henrique e Jefferson, os zagueiros Paulo Miranda e Maurício, os volantes Jumar e Sandro Silva, os meias Cleiton Xavier e Diego Souza e os atacantes Ortigoza, Williams, Marquinhos e Lenny.
Para azar do clube alviverde, dias depois de finalizada a negociação, Pierre machucou-se gravemente e está fora do restante do Brasileiro-2009. Diego Souza, por outro lado, está em grande fase e chegou à seleção brasileira, o que só deve aumentar o assédio sobre ele.


Texto Anterior: Jeitinho: Estádio ganha mais 8.000 lugares
Próximo Texto: Água: Chuva cancela dois treinos táticos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.