São Paulo, quarta-feira, 09 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÔLEI

Alçados ao time na renovação feita por Bernardinho, três atletas têm hoje a chance de chegar à semifinal do Mundial

Seleção joga para confirmar suas apostas

MARIANA LAJOLO
DA REPORTAGEM LOCAL

Logo que assumiu seu cargo, Bernardinho apostou em André Nascimento, Henrique e Escadinha e renovou a seleção.
Cerca de dois anos, seis títulos e dois vices depois, o técnico tenta, a partir de hoje, mostrar que realmente ganhou a aposta.
Uma vitória sobre a atual tricampeã Itália, às 18h30, coloca o Brasil nas semifinais do Mundial da Argentina e mantém a média dos resultados brasileiros na competição dos últimos 20 anos.
Em seu primeiro teste, na Liga Mundial-2001, os novatos brilharam e ajudaram o time a conquistar o título após oito anos. No torneio deste ano, jogando mal, perderam a chance do bi para a Rússia, em Belo Horizonte (MG).
"Em 2001, eles eram novidade, o mundo se deslumbrou com o jeito como eles jogavam e ainda não sabiam como marcá-los. Neste ano, eles já enfrentaram muitas dificuldades. O Mundial é o grande teste", disse o treinador.
Principal aposta de Bernardinho na seleção, o oposto André Nascimento, 23, entra em quadra hoje como a maior arma brasileira. Eleito o melhor atacante da Superliga e da Liga Mundial do ano passado, André não jogou bem no Nacional-2002.
Na Argentina, o oposto chegou ainda se recuperando de uma lesão no ombro. Como todo o time, teve atuação irregular na primeira fase, mas se recuperou. Agora, o jogador aparece como o melhor atacante do Mundial -56,52% de aproveitamento.
"O André ainda não é um Miljkovic [atacante da Iugoslávia, considerado um dos melhores jogadores do mundo]. Não podemos criar expectativa demais. Ele está vivendo um momento de confirmação. Ainda é do quadro dos mortais", disse Bernardinho.
Outra aposta do treinador, o meio-de-rede Henrique, 24, tem sido um dos jogadores mais regulares do Brasil neste Mundial e é o responsável pelo melhor saque do time, o quinto melhor do torneio.
Já o líbero Escadinha, 26, que terminou a primeira fase com a melhor recepção do campeonato, teve queda de rendimento na segunda etapa -ocupa agora a 12ª posição nas estatísticas.
Além dos três jogadores, o Brasil deve começar a partida de hoje contra a Itália com o levantador Maurício, os pontas Giba e Nalbert e meio-de-rede Gustavo.
Se vencer, o time disputa a semifinal amanhã contra o vencedor de Portugal x Iugoslávia.


NA TV - Sportv, ao vivo, a partir das 18h30



Texto Anterior: Futebol: Cafu pode trocar Roma pela Inter em 2003
Próximo Texto: Para Brasil, "resposta" é motivação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.