São Paulo, quinta-feira, 09 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

A prancheta da Trash 80's


Klinsmann, Van Basten, Matthäus, Gullit, Zenga, Maradona, Hugo Sánchez, Falcão, Donadoni, Laudrup...

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

CRESCI escutando que grandes craques não dão grandes técnicos. Cruyff, que construiu o Dream Team do Barcelona, era uma exceção. Beckenbauer, campeão na Copa de 1990, seria outra, embora sua prancheta tenha se limitado à seleção por período relativamente curto, não sendo assim tão testado.
O que dizer então dos craques que encantaram nos anos 80 (e parte dos 90) que agora estão técnicos? Van Basten já me decepcionou na chefia da Holanda. Perdeu pouco, porém encantou pouco, exceção feita à primeira fase da Euro-08, quando os jogadores deram pitacos no esquema.
O Ajax de Van Basten (o técnico, claro) levou de 5 a 2 do Heerenveen (sem Afonso) no fim de semana. O gigante de Amsterdã é décimo no Holandês, cujo tetra PSV mostra sua fragilidade na Copa dos Campeões.
E o Kataklinsmann então? O ex-atacante da Inter e ex-rival de Van Basten conseguiu fazer rapidamente história no Bayern: é o pior início de Bundesliga para o gigante de Munique em mais de três décadas. Não há na Alemanha quem não critique ou ao menos duvide da ""fórmula mágica" de Klinsmann. Quem saiu (Kahn), quem está (Schweinsteiger) e quem entra-e-sai (Zé Roberto) já condenou o trabalho do técnico que foi (?) terceiro lugar no Mundial de 2006 -Joachim Löw era o técnico do time na realidade-, seja pelo 3-5-2, rodízio de jogadores, covardia etc.
A torcida pede a cabeça de Klinsmann, mas um diretor-craque dos anos 80, Rummenigge, e um presidente-gênio em qualquer tempo, Beckenbauer, mostram paciência ainda com o novato treinador. Puxada por Platini, parece que a geração de craques dos anos 80 vinga mais como cartola do que como técnico.
A lista da prancheta Trash 80's é enorme. Maradona brincou de técnico (Sócrates idem). Gullit falou muito e treinou pouco, foi player-manager, como Vialli (Falcão hoje só comenta, como Lineker). Baresi, Blind, Boniek, Burruchaga, Cerezo, Conti, Donadoni, Gascoigne, Hagi, ""Hugol", Laudrup, Littbarski, Platt, Rincón, Romário, Stojkovic, Tigana, Van der Elst, Völler, Zenga... Algum desses te convenceu? A mim, não.

PRANCHETA TRASH
Rijkaard talvez seja o mais bem-sucedido treinador da turma dos 80. Ganhou Copa dos Campeões, fez o Dream Team 2 do Barcelona, quase levou a Euro-2000... Blokhin, Koeman, Mancini e Schuster são outros com bons trabalhos. Zico ainda não deu o salto para grande técnico. E Dunga? Só cabeça-de-área.

FUTSAL TRASH
Blatter teme um dia uma Copa do Mundo cheia de brasileiros em todos os times. Acho que ele fechou os olhos para o Mundial de futsal.

SHOWBOL TRASH
Esse ""esporte" sim é uma piada.

rbueno@folhasp.com.br


Texto Anterior: Natação: Família assume carreira de César Cielo
Próximo Texto: Juca Kfouri: Nós, corintianos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.