São Paulo, sábado, 09 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Entidade garante um só prêmio, mas desdenha possível ausência de Maradona na cerimônia de segunda-feira

Fifa ainda não sabe como eleger o melhor

RODRIGO BUENO
ENVIADO ESPECIAL A ROMA

A dois dias de eleger o melhor jogador do século, a Fifa, máxima entidade do futebol, ainda não sabe ao certo como fará isso.
Keith Cooper, diretor de comunicação da Fifa, garantiu à Folha que o vencedor da eleição feita pela Fifa na Internet será o premiado na segunda-feira, em evento da entidade, em Roma.
""A Fifa não mudou as regras, como alguns estão falando. Já há um vencedor, o que teve mais votos", disse Cooper, que participou ontem da primeira reunião da Fifa na capital italiana.
A Folha, porém, ouviu dirigentes que deram outra versão para a polêmica eleição, que pode dar a Maradona o título que Pelé contava como seu-resultado extra-oficial aponta vitória do argentino campeão do mundo em 1986.
""Não definimos o melhor ainda. No domingo, o Comitê Executivo vai decidir entre três jogadores", disse o presidente da Confederação Sul-Americana, o paraguaio Nicolás Leoz, que integra o Comitê Executivo da Fifa.
O dirigente sul-americano, sempre acompanhado de Julio Grondona, vice-presidente da Fifa e principal dirigente argentino, conta que a entidade destacará três melhores jogadores.
Um deles será um atleta que atuou no período de 1930 a 1954 (escolha ainda em aberto). O outro será um que jogou de 1954 a 1974 (que será Pelé), enquanto o último escolhido será o que jogou desde 1974 até hoje (Maradona).
O secretário-geral da Fifa, Michel Zen-Ruffinen, confirmou à Folha apenas que alguém ganhará o prêmio sozinho -foi ventilada a possibilidade de o título de melhor do século ser dividido, mas Maradona decidiu cancelar sua viagem à Itália como forma de protestar da decisão da entidade.
""Haverá um melhor do século", afirmou o dirigente.
Ruffinen, porém, fez pouco caso da provável ausência de Maradona na cerimônia de entrega do prêmio na próxima segunda feira. ""Ele foi convidado pela Fifa. Espero que venha, mas, se não vier, tudo bem."
Em contrapartida, a chegada de Pelé, que tem boas ligações com a entidade máxima do futebol, é muito aguardada. O melhor jogador da história do futebol brasileiro deverá desembarcar no aeroporto de Roma amanhã.
No encontro de ontem, segundo o departamento de comunicação da Fifa, nada foi decidido.
""Hoje (ontem), só houve discussão sobre temas. As decisões virão no domingo", disse Cooper.
O principal tema abordado na reunião de ontem foi a rotatividade de continentes na organização da Copa do Mundo.
Até agora, os membros da Fifa que estiveram reunidos decidiram que haverá um rodízio entre os continentes. Faltam ser definidos, ainda, a data para o início do sistema, bem como o primeiro país-sede da competição.


Texto Anterior: Lusa acerta, enfim, contratação de Brunoro
Próximo Texto: Maradona fez uso de site para ter mais votos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.