UOL


São Paulo, terça-feira, 09 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pivô da disputa foi flagrado no doping

DA REPORTAGEM LOCAL

João Derly, 22, era considerado uma das maiores esperanças da história do judô brasileiro na categoria ligeiro. O gaúcho foi campeão mundial júnior em 2000 e, no ano passado, ganhou três etapas do circuito europeu na faixa de peso mais leve disputada em eventos internacionais da FIJ (Federação Internacional de Judô).
Após a participação no Pan de Santo Domingo, a CBJ o orientou a mudar para o peso imediatamente acima: meio-leve (66 kg).
A comissão técnica da entidade, respaldada por sua equipe médica, avaliou que o judoca sofria muito para permanecer no limite da categoria ligeiro (60 kg).
Em agosto do ano passado, Derly foi flagrado no antidoping dos Sul-Americanos, com diuréticos -medicamentos cujo uso implica na perda de peso. Acabou suspenso por seis meses.
O gaúcho, que se adaptou bem à nova categoria -só perdeu duas vezes-, diz não temer a ofensiva jurídica do Pinheiros porque se refere a um tema já superado: "No Troféu Brasil, já havia sido dito que minha pontuação do ligeiro valeria no meio-leve".
Mesmo com a vaga assegurada para o Mundial, realizado em setembro na cidade de Osaka (JAP), Derly foi cortado da competição. Em seu lugar, viajou Fulvio Miyata, quem o gaúcho havia batido na seletiva de 29 de março. (LF)

Texto Anterior: Outro lado: Entidade admite que caso recebeu solução diferente
Próximo Texto: Boxe: Brasileiro vira classificatório para seleção olímpica permanente
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.