São Paulo, sábado, 10 de janeiro de 1998.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

XADREZ
Enxadrista russo vence o favorito Anand, da Índia, no desempate do torneio realizado em Lausanne, na Suíça
Karpov mantêm o título mundial

das agências internacionais

O russo Anatoli Karpov, 46, conseguiu manter o título de campeão mundial da Federação Internacional de Xadrez (Fide) ao derrotar ontem, em Lausanne, na Suíça, o indiano Wiswanathan Anand, 28, em duas partidas.
Segundo colocado no ranking internacional da Fide, Anand era considerado nos círculos enxadrísticos mundiais o favorito para a disputa de ontem. Karpov está em quarto lugar no ranking.
As duas partidas realizadas ontem tiveram tempo total de 25 minutos para cada jogador executar todos os seus lances.
Pela primeira vez na história dos campeonatos mundiais de xadrez, isto é, desde 1886, a decisão pelo título mundial foi disputada em partidas de ritmo acelerado (leia texto abaixo).
Karpov, que foi campeão mundial de 1975 a 1985 e voltou a receber o título em 1993, ganhou o prêmio de US$ 1,7 milhão. Anand ficou com o prêmio de cerca de US$ 700 mil.
Anand se classificou como desafiante de Karpov após passar invicto por 23 partidas das sete rodadas do Campeonato Mundial de 97-98.
O primeiro colocado no ranking da Fide, o russo Garry Kasparov, campeão mundial de 1985 a 1993 -quando foi destituído do título pela Fide- recusou-se a participar da fase semifinal, em que ele e Karpov estavam previamente classificados pelas regras do torneio.
Cerca de cem jogadores de vários países participaram em dezembro das eliminatórias do Campeonato Mundial, entre eles o brasileiro Gilberto Milos Jr.
Até a morte do russo Alexander Alekhine (1892-1946), a disputa dos títulos mundiais ficavam a critério dos campeões, que normalmente exigiam de seus desafiantes alto nível técnico e um alto patrocínio na forma de dinheiro.
Para escolher o sucessor de Alekhine, a Fide realizou um torneio de março a maio de 1948 em Haia, na Holanda e em Moscou, na Rússia, cujo vencedor foi o soviético Mikhail Botvinik. A partir disso, os desafiantes passaram a ser escolhidos por meio de diversos torneios.
As transcrições das partidas do Campeonato Mundial de 97-98 da Fide podem ser obtidas no site http://www.chessweb.com.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.