São Paulo, sábado, 10 de janeiro de 1998.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Resultado conserva uma longa impostura

MAURÍCIO TUFFANI
Editor-assistente de Ciência

Mais uma vez Anatoli Karpov conseguiu manter aquilo que ele jamais conquistou: o título de campeão mundial de xadrez.
É inegável que Karpov seja um dos melhores jogadores de todos os tempos. Mas é inegável também que seu título de campeão tenha sido mantido graças a artifícios e circunstâncias externas aos tabuleiros.
Se não fosse pelo atual sistema de desempate estabelecido, o campeão manteria sua coroa pelo simples fato de ter empatado no match de seis partidas com seu desafiante Wiswanathan Anand.
Mas Karpov certamente teria sido derrotado por Anand em um match um pouco mais longo. Seu match com Anand foi o mais curto da história dos campeonatos mundiais de xadrez.
O campeão mundial está em uma fase decadente de sua carreira. Ele tem perdido muitas partidas para jogadores de pontuação inferior à dele no ranking da Fide, a Federação Internacional de Xadrez.
Outro fator que leva à desvalorização de Karpov como campeão mundial é o fato de ele não ter disputado o título com o russo de origem azerbaijana Garry Kasparov, que não aceitou as regras do Campeonato Mundial da Fide.
Karpov se tornou campeão mundial em 1975 com a recusa por parte do norte-americano Robert "Bobby" Fischer, campeão mundial na época, em aceitar as regras da Fide para disputar o título.
Em 1984, no seu primeiro match com Kasparov, em Moscou, Karpov foi salvo de uma derrota com a suspensão arbitrária da disputa pelo então presidente da Fide, o filipino Florencio Campomanes. Em 1985, Kasparov o derrotou.
Em 1992, Karpov perdeu a vaga de desafiante para o inglês Nigel Short. No ano seguinte, Kasparov e Short se desentenderam nos acertos para a disputa, e Campomanes entrou em cena com uma punição inédita: o campeão mundial foi destituído de seu título e seu desafiante foi desclassificado.
Karpov foi assim reabilitado como campeão. E venceu a disputa com o holandês Jan Timman, desclassificado nas eliminatórias por Short. Parece que Karpov manterá sua impostura enquanto Kasparov não aceitar uma disputa.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.