São Paulo, domingo, 10 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE
Por desistência de catarinenses, equipe gaúcha entra em cima da hora no torneio masculino, que começa hoje
Nacional-99 tem novatos e "tapa- buraco'

LUÍS CURRO
da Reportagem Local

Com quatro equipes novatas e uma "tapa-buraco", começa hoje, com sete partidas, o Campeonato Nacional masculino de basquete.
Dos 14 participantes, 4 fazem sua estréia na competição: Tilibra-Copimax/Bauru e Santo André, de São Paulo, Unit/Uberlândia, de Minas Gerais, e Ulbra/Porto Alegre, do Rio Grande do Sul.
Por serem estreantes, nenhuma se considera favorita ao título.
As equipes paulistas já vêem como uma vitória estarem na elite do basquete brasileiro.
"A classificação já foi um baita presente para a cidade", disse Leo Watanabe, técnico do Santo André. "Nossa equipe é modesta."
"Bauru conseguiu evoluir no Paulista, sendo décimo em 1997 e quinto em 1998", comentou Guerrinha, treinador do Tilibra. "Nosso objetivo é ficar entre os oito melhores nesta primeira temporada."
Os maiores trunfos de Unit e Ulbra, dois times bancados por universidades, são os técnicos Ary Vidal e José Medalha, ambos com passagem pela seleção brasileira.
O Botafogo do Rio é outra novidade. A equipe, única do Estado que foi campeã brasileira (1967), volta ao Nacional após seis anos.
Já o Corinthians de Santa Cruz do Sul (RS) pode se considerar o "intruso" deste nacional.
A equipe, campeã brasileira em 1994, conseguiu a vaga uma semana atrás, após disputar, e vencer, uma seletiva de última hora contra o Minas Tênis Clube (MG).
O motivo foi a desistência do Joinville, campeão catarinense, que alegou falta de dinheiro. Do vice-campeão ao quarto colocado no Estado, nenhum se propôs a arcar com os gastos do Nacional.
"Sem um patrocinador, ninguém quis arriscar gastar entre R$ 60 mil e R$ 80 mil mensais. Ficou ruim para o basquete de Santa Catarina, que ficará fora da vitrine nacional", disse Oscar Archer, presidente da federação catarinense.
"Será difícil ir aos playoffs. Se chegarmos entre os dez, estaremos satisfeitos", afirmou o uruguaio Fernando Larralde, treinador do Corinthians gaúcho.

NA TV - Sportv, ao vivo, Vasco x Santo André, às 11h, Aguativa x Marathon, às 16h, e Mackenzie x Flamengo, às 19h30



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.