São Paulo, quinta-feira, 10 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Próximo Texto | Índice

Santos confirma Rincón, e Vampeta não quer novo contrato
Corinthians perde melhor dupla de volantes do país

Fernando Santos/Folha Imagem
Vampeta, que deve sair do Corinthians no meio do ano


da Reportagem Local

O Corinthians já perdeu Rincón e pode sofrer o mesmo com Vampeta, que completa a dupla de volantes mais habilidosa do Brasil.
O colombiano, que na semana passada rescindira seu contrato, foi anunciado ontem oficialmente como novo jogador do Santos, que até já registrou o atleta na Federação Paulista de Futebol.
Já Vampeta, segundo seu empresário, não pretende aceitar a renovação de seu contrato com o clube, de olho numa transferência ao futebol europeu em junho.
Ao contrário de Rincón, o futuro de Vampeta não depende só dele -pois seu passe é do Corinthians, que pode não negociá-lo. Sua chance nesse caso é tornar sua presença insuportável, como o vascaíno Edmundo já fez várias vezes em sua carreira.
A saída de Rincón e a ameaça de adeus de Vampeta após negociações marcadas porconfusão.
O colombiano, contratado por US$ 1 milhão em 1997, chegou a ameaçar não disputar a final do Mundial de Clubes, contra o Vasco, no mês passado.
A saída do jogador, capitão da equipe em boa parte da temporada passada, também vai gerar uma guerra jurídica para definir o real valor da multa rescisória.
Vampeta, no clube desde o início de 1998, arrastou a negociação de um novo contrato com o Corinthians por todo o segundo semestre do ano passado.
Os dois jogadores foram as maiores "invenções" do técnico Wanderley Luxemburgo na sua passagem pelo clube paulista.
O atual treinador da seleção brasileira trocou a posição do colombiano, que passou de meia-ofensivo para volante em 1998.
Dessa forma, segundo o Datafolha, Rincón se tornou um dos líderes do Corinthians em dois fundamentos -desarmes e média de bolas recebidas.
Já Vampeta foi contratado junto ao PSV, da Holanda, a pedido de Wanderley Luxemburgo.
Após início apagado na lateral direita, foi efetivado como segundo volante, virou lançador e foi convocado para a seleção brasileira -disputou a Copa América e a Copa das Confederações em 99.
Junto com os meias Ricardinho e Marcelinho, a dupla de volantes formou o meio-campo mais vencedor da história do Corinthians.
Com os quatro, o clube venceu o Paulista-99, os Brasileiros de 98 e 99, além do Mundial de Clubes.
Sem esses jogadores, o Corinthians só ganhou três outros títulos importantes na década de 90 -o Campeonato Paulista em 95 e 97 e a Copa do Brasil em 95.
Sem Rincón e ameaçado de perder Vampeta, o Corinthians promete contratar um volante de nome nos próximos dias.
Enquanto isso, a equipe, que na próxima semana faz sua estréia na Taça Libertadores, prioridade da equipe na temporada 2000, deve apostar no ex-júnior Edu e em Marcos Senna.


Próximo Texto: Vampeta recusa aumento e troca de clube em junho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.