São Paulo, sexta-feira, 10 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE
Somente dez pontos separam cestinha de um novo recorde
Após rodada irregular, Oscar pode ser recordista

da Reportagem Local

Após uma rodada atípica, quando marcou só 24 pontos na derrota para a Valtra na última rodada do Nacional masculino de basquete -sua média na temporada é de 33 pontos-, o ala Oscar Schmidt, do Flamengo, pode se tornar hoje o cestinha absoluto em pontos na competição.
O cestinha Oscar tem 4736 pontos em 130 partidas disputadas.
O ala Rogério Klafke, do Vasco, atual recordista, com 4745 pontos acumulados em 244 jogos.
Os números são da CBB (Confederação Brasileira de Basquete).
A entidade soma os pontos dos atletas desde 1990, ano do primeiro Campeonato Nacional.
Até 1989, o Campeonato Brasileiro chamava-se Taça Brasil.
Na rodada anterior, a nona, quando a diferença era de 11 pontos, o vascaíno, também com performance atípica, considerando-se as estatísticas referentes a esta edição da competição, marcou 22 pontos contra a Unit/Uberlândia -sua média atual é de 11,2 pontos marcados por partida.
Se a média de pontos de cada atleta for mantida hoje, Oscar, que só passou a disputar o Campeonato Nacional a partir de 1996 (antes atuava na Europa), deve quebrar o recorde.
O próprio Oscar, no entanto, se diz alheio à disputa.
""Alcançar essa marca será um prazer, mas todos os meus recordes aconteceram de forma natural", disse, ao tomar conhecimento da possibilidade de quebrar o recorde na rodada passada.
O time de Oscar, maior cestinha da história do basquete brasileiro, com mais de 43 mil pontos marcados -1.093 deles anotados em cinco Olimpíadas (recorde individual)-, terá hoje como adversário o Tilibra-Copimax/Bauru, às 20h, no ginásio da Gávea.
O Flamengo é bicampeão carioca e quarto colocado no Campeonato Nacional; o time de Bauru, campeão paulista de 1999, está um posto atrás na classificação.
O técnico do Flamengo, Cláudio Mortari, reconhece que o time vem de resultados insatisfatórios e acredita que poderá reverter a situação na partida de hoje.
""Estamos esperando um bom resultado para nos recuperar dos tropeços contra o Uberlândia (122 a 103) e Mogi (113 a 86)", analisa. ""Vamos jogar com o campeão paulista e teremos a chance de reeditar nossas boas atuações."

Contusões
O time carioca deve novamente enfrentar dificuldades, pois o grupo estará desfalcado, o que dificultará o trabalho de Oscar.
Vanderlei recupera-se de contusão; Gema tem uma contratura nas costas; Adriano sente um estiramento na virilha; Evans viajou aos EUA para resolver problemas particulares e Michel é dúvida.
Já a equipe de Rogério, que se tornou recordista no ano passado, ao superar a marca de Luiz Felipe Azevedo, terá como adversário, também hoje, no ginásio Pedrocão, o Marathon/ Franca, quarto colocado na competição e tricampeão brasileiro.


NA TV - Vasco x Marathon/ Franca, ao vivo, na Sportv, às 20h30



Texto Anterior: Painel F.C.
Próximo Texto: Completo, Brasil enfrenta cubanas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.