São Paulo, sábado, 10 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Brasileiro adota o saque e voleio para tentar se firmar nos pisos rápidos

Guga embarca para os EUA com um novo estilo de jogo

FREE-LANCE PARA AGÊNCIA FOLHA,

EM FLORIANÓPOLIS

O tenista brasileiro Gustavo Kuerten afirmou que vai adotar um estilo mais agressivo para enfrentar os primeiros torneios Masters Series da temporada.
Kuerten embarcou ontem para os Estados Unidos onde disputa, a partir de segunda-feira, o Masters Series de Indian Wells. Depois ele joga o Masters Series de Miami.
Os Masters Series reúnem nove torneios ao longo da temporada, que só perdem em importância para os quatro Grand Slams.
Invicto há 25 partidas em quadras de saibro, Kuerten encara os pisos rápidos nos dois torneios como a tentativa de mudar um pouco seu estilo de jogo.
O brasileiro disse -depois de realizar uma série de treinamentos em Florianópolis- que vai ter de partir para o saque e voleio para ter chances contra adversários especialistas em quadras rápidas.
Kuerten disse que está tentando, cada vez mais, mudar seu estilo de jogo nestes torneios.
"Obtive bons resultados nos torneios no ano passado e estou muito bem preparado para o começo da temporada", disse.
O único tenista que pode ameaçar Guga na liderança do ranking de entradas é Marat Safin, mas o russo está contundido e não participa dos dois próximos torneios.
Pete Sampras ocupa a terceira colocação, com 3.090 pontos e, mesmo vencendo os dois torneios, não alcançará o brasileiro.
No ano passado, o espanhol Alex Corretja ganhou o Indian Wells, enquanto Kuerten não passou da segunda rodada.
O brasileiro disse que prefere enfrentar um tenista espanhol na primeira rodada para adquirir ritmo de jogo em quadra rápida. "É difícil enfrentar um jogador de saque e voleio no começo. Os espanhóis também estão mais acostumados com piso mais lento e preferem jogar no fundo da quadra".
No Masters Series de Miami, que começa no dia 21, Guga defende 70 pontos, alcançados com o vice-campeonato após uma disputada final com Pete Sampras.
"Espero ter o mesmo desempenho, pois foi onde dei a arrancada para os bons resultados na última temporada", afirmou Kuerten, que diz não se importar com a liderança do ranking.
"Estou jogando bem, é normal cair para a segunda colocação e retornar para a primeira. Só vou me preocupar quando não estiver mais entre os top ten", afirmou.
Andre Agassi também é outro forte candidato ao título. Ele ocupa a quarta colocação no ranking de entradas com 2.870 pontos.
Depois dos dois torneios, Kuerten retorna ao Brasil para a disputa da Copa Davis contra a equipe australiana, em Florianópolis, nos dias 2, 3 e 4 de abril.
O tenista considera a equipe australiana muito forte, mas acredita nas chances do Brasil, já que os jogos serão em quadra de saibro, e os australianos são especialistas em quadras rápidas.


Texto Anterior: Vôlei: Superliga feminina entra na fase decisiva pela volta do Rio à elite
Próximo Texto: Brasileiro deve receber prêmio pela temporada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.