São Paulo, domingo, 10 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Kaká e Ricardo Oliveira têm despertado interesse de clubes do exterior

São Paulo e Lusa colocam seus destaques na vitrine

PAULO GALDIERI
DA REPORTAGEM LOCAL

Lusa e São Paulo se enfrentam hoje, às 16h, no Morumbi, com suas principais estrelas na vitrine.
O atacante Ricardo Oliveira, 21, e o meia Kaká, 19, com seus bons desempenhos no Torneio Rio-São Paulo, têm despertado o interesse de equipes européias e alimentado a esperança dos dirigentes de seus clubes em realizarem transferências milionárias.
Revelados nas categorias de base de Lusa e São Paulo, respectivamente, os jovens atletas devem, ao término da competição regional, acertar suas transferências para clubes da Europa.
O São Paulo já teria até recebido uma proposta do Milan (Itália) para negociar Kaká, tido como a principal revelação do futebol brasileiro no ano passado.
O clube italiano estaria disposto a desembolsar US$ 20 milhões para, no segundo semestre, contar com o futebol do jovem atleta são-paulino, que vem conquistando a confiança do técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, e está próximo de disputar sua primeira Copa do Mundo.
A saída do meia colocaria o São Paulo em uma situação curiosa: o time, que tem o melhor ataque do Torneio Rio-São Paulo, com 26 gols marcados, terá de praticamente montar um novo setor ofensivo para o segundo semestre. Os dois atacantes titulares da equipe só ficarão no clube do Morumbi até o meio do ano.
Reinaldo está emprestado pelo Flamengo até o fim do primeiro semestre, mas já está negociado com o Paris Saint-Germain (França). França já acertou sua transferência para o Bayer Leverkusen (Alemanha) e deixará o time do São Paulo no início de julho.
Com isso, dos quatro jogadores que compõem atualmente o setor, apenas o meia Souza ficaria no time comandado pelo treinador Nelsinho Baptista.
Na Lusa, Ricardo Oliveira vive uma situação inversa. Ele é o único destaque da equipe do Canindé no Torneio Rio-São Paulo.
O jogador, que tem agradado a todos os que acompanham alguma de suas atuações, só não conseguiu mais destaque por causa da pífia campanha da Lusa na competição -na 11ª colocação, com dez pontos, o time do técnico Valdir Espinosa é o pior paulista no torneio regional e estaria rebaixado se a fase de classificação terminasse agora.
Com seis gols, o atacante é o artilheiro da Lusa. Oliveira tem uma média, de acordo com o Datafolha, de um gol a cada 5,5 finalizações e é responsável por 34% dos chutes a gol de seu time.
Ricardo Oliveira tem sido elogiado até por seus adversários.
"Ele é um jogador que tem um bom chute e dribla bem", define o zagueiro Emerson, seu ex-companheiro na Lusa e que hoje defende o São Paulo.
O vice-presidente de futebol do time do Canindé, Manuel Pacheco, afirmou na semana passada que já houve contatos de times do exterior interessados em contratar Ricardo Oliveira.
Sem dinheiro em caixa e com dívidas acumuladas pela administração anterior, a atual diretoria da Lusa -que assumiu o comando do clube no fim do ano passado- mostra-se disposta a negociar seu principal jogador.
Apesar de concordarem com a afirmação de que tanto Kaká quanto Ricardo Oliveira merecem uma atenção especial por parte de suas respectivas defesas, Espinosa e Nelsinho dizem não ter preparado nenhum esquema especial de marcação para anular os dois jogadores. "Temos que ter uma preocupação geral", analisa o treinador são-paulino.
"Ele [Kaká] é um jogador de muita qualidade. Teremos que prestar muita atenção em seus movimentos, mas não pretendo fazer uma marcação específica", afirma Valdir Espinosa.
Com a volta dos jogadores que participaram na última quinta-feira do amistoso da seleção brasileira com a Islândia, Nelsinho só tem uma dúvida para definir sua equipe titular: o goleiro Rogério.
Com uma lesão no tornozelo direito, o atleta chegou a ser liberado ontem pelo médico do clube, José Sanchez, para jogar no clássico. Rogério, porém, deixou o treino mancando e pode não atuar.
"Só vou jogar caso tenha condições de fazer todos os movimentos normalmente", disse. Caso não possa entrar em campo, Rogério será substituído por Roger.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Espinosa teme por "laranja podre"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.