São Paulo, sexta-feira, 10 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O PERSONAGEM

Lula compara atacante a Pelé da Copa de 70

DO ENVIADO A LONDRES
DE LONDRES


Não deixou de ser elogioso, dada a dimensão do craque cotejado, mas, ao comparar ontem o Ronaldo de hoje com o Pelé da Copa de 1970, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também previu para o atacante do Real Madrid uma aposentadoria em breve.
Lula, que mandou uma carta a Ronaldo em solidariedade ao inferno astral por que o atleta passa no time espanhol, ilustrou a sua preocupação lembrando do melhor jogador da história.
"Ele depende única e exclusivamente dele para fazer desta a Copa dele, como Pelé fez em 70. Todo mundo sabe que em 70 havia muitos problemas com o Pelé, problema que ele não poderia jogar junto com o Tostão... E nós tivemos a seleção tricampeã do mundo", afirmou o presidente em Londres.
Antes de dar a declaração, Lula, em bate-papo informal com a Folha, contou que um dos motivos que o fizeram escrever para Ronaldo foi o fato de que a Copa alemã "será a última dele".
É algo de que o próprio atacante não tem convicção.
Chegou a ser publicada uma entrevista em que ele, aos 29 anos e três Copas no currículo, revelava não pensar em disputar a edição de 2010. Mas o próprio Ronaldo depois desmentiu a informação, dizendo não ter nenhum plano a respeito.
Lula relatou também que a carta que enviou ao presidente da Fifa, Joseph Blatter, pedindo providências contra o racismo no futebol foi motivada por uma cena recente que assistiu na TV, na qual o atacante camaronês Eto'o, do Barcelona, foi hostilizado com gestos racistas por torcedores rivais. (CLÓVIS ROSSI E FÁBIO VICTOR)

Texto Anterior: Goleador se diz perseguido em sua nova pátria
Próximo Texto: Alemanha amarga nova decepção
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.