São Paulo, terça, 10 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE NO MUNDO
O anômalo

MELCHIADES FILHO

Na história da NBA, nenhum "point guard" jogou mais de 13 temporadas sem ver sua produção despencar.
John Stockton, 36, em seu 14º campeonato pelo Utah Jazz, vem quebrando o tabu.
O jogador, aliás, está acostumado a ser exceção na liga americana -é branco, usa tênis de cano curto e prefere passar a bola a arremessá-la.
Seu desempenho sóbrio na armação faz do Utah o time que melhor chuta (48,6% de precisão) e passa (24,9 assistências por jogo) na NBA.
Suas estatísticas pessoais impressionam. Lidera a história da liga em assistências (12.539) e desarmes (2.594). Entre os "pgs", ele obtém mais pontos por arremesso (1,20, em 96/97).
Ao lado do ala-pivô Karl Malone, atuou 1.071 vezes, um recorde em duplas -a seguir, nesse ranking, estão Robert Parish e Kevin McHale (940 jogos, que ajudaram o Boston a alcançar três títulos nos anos 80).
Depois de perder os primeiros 18 jogos desta temporada, recuperando-se de cirurgia no joelho, Stockton orquestra o time mais quente da NBA, num trajeto que reprisa o que o levou à finalíssima em 97.
No ano passado, o Utah chegou ao All-Star Game, em fevereiro, com 33 vitórias e 14 derrotas. Ganhou 31 dos 35 jogos restantes, garantindo a melhor campanha do Oeste.
Neste ano, o time desembarcou no ASG com 31 vitórias e 15 derrotas. Desde então, ganhou 12 em 13 vezes.
Já possui a segunda melhor campanha de sua conferência, atrás apenas do Seattle.
Mas, antes que o fã do time festeje, valem dois alertas.
O Utah perdeu 10 das 18 partidas que disputou contra times da Divisão Pacífico, possíveis rivais nos playoffs. Não triunfou, por exemplo, diante do Portland (três derrotas) e do LA Lakers (duas).
E, nos anos 90, nenhuma equipe chegou ao título um ano após ser vice-campeã.

NOTAS

Retrô
Com um tênis de 14 anos -o primeiro modelo Air Jordan (vermelho, branco e preto), da Nike-, Michael Jordan, 35, liderou o Chicago diante dos Knicks (102 x 89), domingo. "Limpava o armário de casa quando achei o par. Meu pé cresceu nesse tempo, mas resolvi calçá-lo em homenagem a Nova York", disse, após o jogo, sua provável despedida do Madison Square Garden. Jordan, que promete se aposentar ao final do campeonato, recebeu 15 segundos de aplausos da torcida ao deixar a quadra, a 63 segundos do fim, com 42 pontos -a exata pontuação de sua estréia no ginásio, em 1984.

Revés
Desde o All-Star Game, em fevereiro, quando foi simbolicamente coroado como o sucessor de Jordan, Kobe Bryant, 19, acertou somente 18 dos 68 arremessos que arriscou (26,5%) pelo LA Lakers.

E-mail melk@uol.com.br



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.