São Paulo, domingo, 10 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

No jogo da entrega da taça de campeão do Paulista, time perde pela primeira vez em seu estádio nesta temporada

Ponte vence e esfria festa do São Paulo

DA REPORTAGEM LOCAL

O bom futebol não foi convidado para a festa do título do São Paulo. Ontem, no Morumbi, a taça do Paulista foi entregue ao time do técnico Leão, que amargou merecida derrota por 2 a 1, de virada, para a Ponte Preta.
Apesar dos pedidos de Leão para o grupo manter a disposição no fim do Estadual, garantido por antecipação no 0 a 0 do domingo passado contra o Santos, o São Paulo pareceu ontem só querer dar a esperada volta olímpica.
A Ponte Preta, ameaçada de rebaixamento, não fez uma grande partida e jogou fechada, explorando os contra-ataques e a acomodação são-paulina. O dono da casa, que tinha 100% de aproveitamento de pontos no Morumbi neste ano, abusou de passes laterais e finalizações sem grande pretensão. Blitz então nem pensar.
Antes da partida, a festa até que empolgou o bom público presente, com fogos, bexigas e desfile das bandeiras dos times do campeonato. Mas bastou o jogo começar para o torcedor ficar na vontade.
Nem o gol de Luizão logo no sexto minuto de jogo levantou os ânimos. O atacante recebeu passe de Cicinho e chutou fraco. A bola passou por baixo do goleiro Lauro, que foi muito mal no lance.
A torcida, que gritou o tradicional "É campeão" no apito inicial, voltou a cantar o título, mas o time cairia ainda mais de ritmo.
A Ponte Preta dominou quase toda a primeira etapa, mesmo com um só atacante, Roger. Aos 15min, o lento jogador escorou cruzamento da esquerda de Bruno e empatou. Rogério pediu impedimento que não existiu no lance. O goleiro, principal destaque da campanha são-paulina, foi o único que salvou no campeão paulista. Fez ao menos três grandes defesas na primeira etapa. Só falhou ao pedir impedimentos.
O gol da virada da Ponte Preta, marcado de novo por Roger aos 47min, foi feito em posição legal -ele recebeu de cabeça de Carlinhos e fuzilou quase da pequena área. Rogério reclamou mais uma vez da arbitragem, sem razão.
Leão, que no intervalo se queixou do árbitro Edílson Pereira de Carvalho, trocou dois jogadores para a segunda etapa, mas não atendeu aos pedidos da torcida por Falcão. Sacou Júnior, que tinha cartão amarelo, e pôs Fábio Santos. Tirou Mineiro e deu vez a Jean, tímido atacante que o técnico diz que "precisa sair da casca".
O São Paulo continuou em marcha lenta, mesmo sem Danilo, meia criticado por não ter velocidade e que se recupera de contusão. Sem ele, aliás, o time ficou sem imaginação. Só foi criar uma chance de gol aos 25min, quando Luizão recebeu na direita e chutou forte -a bola foi travada pela zaga e saiu pela linha de fundo.
O placar eletrônico mostrava o escudo do clube e lembrava o título, a torcida até cantava o hino do time, mas em campo as coisas seguiam difíceis. A Ponte Preta parou de ameaçar, mas, sedenta pela vitória para sair do sufoco, se fechou ainda mais para segurar o resultado, que lhe levaria a 22 pontos. Aos 30min, Falcão foi então a campo no lugar de Souza, que saiu vaiado pela torcida.
Aos 40min, após cobrança de falta de Rogério, Diego Tardelli pegou a sobra e teve sua melhor chance para se aproximar de Finazzi na artilharia, mas, desequilibrado, chutou fraco para fora.
Após o jogo, Leão disse que faltou ímpeto. "Se o time não voltar a ser cascudo, não ganha."
Ele também criticou a federação por não ter realizado o jogo contra o Santos em São Paulo. "Era para o torneio acabar contra o Santos, em um jogo para 80.000 pessoas. Foi muito chocho", disse.
Apesar da derrota e do futebol moroso, a torcida tratou de gritar "É campeão" no final do jogo.

Texto Anterior: Futebol: Times romanos desfilam má fase na Itália
Próximo Texto: Jogadores fazem "volta rápida" e elogiam regra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.