São Paulo, quinta-feira, 10 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem Ronaldinho, Barça invade reduto inglês

Equipe espanhola enfrenta turbulência por causa do ex-melhor do mundo, mas vence e vai às semifinais com trio de britânicos

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Barcelona está sozinho no meio de ingleses na semifinal da Copa dos Campeões. E Ronaldinho parece mesmo estar sozinho no clube espanhol.
Ontem, quando o time catalão venceu em casa o alemão Schalke por 1 a 0 e selou sua classificação na Copa dos Campeões, novas notícias de bastidores envolvendo o ex-melhor do mundo agitaram o futebol europeu. Bem mais tranqüilo, o Manchester United de Cristiano Ronaldo, provável melhor do mundo deste ano, também garantiu vaga nas semifinais.
Segundo o jornal catalão ""Sport", o Barcelona já não conta mais com Ronaldinho, que está fora de combate oficialmente devido a uma lesão muscular. Se há remotas chances de ele voltar a jogar nesta temporada, tudo indica que na próxima ele estará fora da equipe, possivelmente na Itália para defender Inter ou Milan.
Roberto de Assis, irmão e representante de Ronaldinho que já negocia com os dois gigantes de Milão, teria recebido a informação de que o clube espanhol não quer mais o brasileiro. O Barcelona só quer ter uma boa recompensa financeira para liberar o popular meia-atacante, que poderia deixar o clube com base no artigo 17 do regulamento de transferências da Fifa.
Em campo ontem, o Barcelona venceu com um gol de um volante, Yaya Touré, aos 43min do primeiro tempo, repetindo assim o placar do jogo de ida contra o Schalke na Alemanha.
A partida transcorreu sob o impacto de uma acusação de que o Barcelona teria jogadores ""afastados" do elenco, dentre os quais Ronaldinho e Deco.
Quem disse ontem que há atletas ""separados do resto da equipe" por ""razões disciplinares" foi justamente o presidente da comissão econômica do Barcelona, Xavier Sala Martín.
Apesar da boa campanha européia da equipe, a crise interna do clube poderá até derrubar o presidente Joan Laporta.
""Não há nenhum jogador afastado. Há exames médicos, e explicamos os resultados desses exames", negou Txiki Begiristain, diretor técnico do time.
Ronaldinho, que freqüentou o banco de reservas nesta temporada, pouco atuou em 2008, primeiro por uma alegada tendinite, depois com uma lesão muscular cuja recuperação só se daria na segunda quinzena de maio, quando acontece a final da Copa dos Campeões.
Para chegar a Moscou no dia 21, no entanto, esse convulsivo Barcelona terá que passar pelo melhor dos times ingleses na atualidade. O Manchester United, líder da liga nacional mais badalada hoje em dia, deu-se ao luxo ontem de poupar até Cristiano Ronaldo contra a Roma.
Após a vitória por 2 a 0 na Itália, os ""Diabos Vermelhos" não usaram seu maior craque ontem no Old Trafford. Rooney, outra estrela do ataque do Manchester United, também ficou na reserva descansando -entrou apenas no fim, quando o placar já estava 1 a 0.
A Roma teve uma ótima chance para vazar Van der Sar quando De Rossi bateu muito mal um pênalti no primeiro tempo. E pagou caro quando o baixinho Tevez anotou de cabeça aos 25min da etapa final o gol que decretou outro triunfo inglês na Copa dos Campeões.
Contra o Barça, o Manchester United não deverá aliviar.
""Nós temos que nos preparar bem para enfrentar o Manchester, uma equipe que está em excelente forma. Não sei como o jogo será, mas teremos um confronto entre times que jogam um bom futebol", falou Frank Rijkaard, técnico do Barcelona, que preferiu não falar em favoritos para a decisão.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Pra frente: De rosa, Pelé "destaca o Brasil"
Próximo Texto: Duro: Manchester decidirá em casa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.